15 julho, 2008

Os banqueiros do Farol

Em 1990 o ex-presidente Fernando Collor chamou os economistas Daniel Dantas, Mário Simonsen e André Lara Rezende para a reunião que discutiu o confisco dos depósitos bancários. Na reunião Collor teria oferecido a Dantas o ministério da fazenda, que foi recusado.
O dinheiro que Dantas possuia investido foi então convertido em bois, ficando livre do confisco.
Em 1993 Dantas criou o seu proprio banco, o primeiro Opportunity.
Em 1997 foi escolhido pelo CitiBank para gerir os recursos do banco aplicados na privatização das teles.
Em 1997 foi criado o segundo Opportunity que tinha entre os sócios Pérsio Arida, presidente do BNDES de FHC e Helena Lanbau, mulher de Arida e Secretária de aplicações do BNDES.
Dantas foi beneficiado no processo de privatização das teles e recebeu dinheiro do governo (BNDES) para comprar as teles que o próprio governo estava vendendo.
Durante o governo FHC (o Farol de Alexandria) ocuparam os cargos chaves da área econômica do governo os economistas do chamado grupo do rio, ligados a Daniel Dantas (Armínio Fraga, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Helena Landau, André Lara Resende, Francisco Lopes, Winston Fritsch, Pedro Bodin e Edmar Bacha - ver links)
Quando vencesse os quatro anos de FHC em 1998, a quadrilha que comandava a economia correria sério risco de ser desmantelada. Dantas então criou o sistema de pagamentos de propinas para deputados federais e senadores que garatiu a emenda da reeleição - surgia o chamado "valerioduto".
O sistema operado por Marcos Valério teria sido herdado pelo PT e muitos deputados se renderam ao esquema. No entanto, quando o governo Lula passou a interferir na Sociedade Amigos do Farol, dantas deu um primeiro golpe contra o PT - a denúncia do mensalão - e com a ajuda da imprensa tentaram um golpe.
Para quem se interessa por temas como maçonaria e Cavaleiros Templários deve saber que a Amigos do Farol é a maior sociedade secreta na história recente do país, seu poder é tão grande que dá para contar nos dedos o numero de jornalistas, juizes e policiais federais dispostos a desbaratá-la... deputados não há nenhum, nem o Psol se manifesta.
Segundo Paulo Henrique Amorim Lula teve medo da Sociedade Amigos do Farol. No entanto ele deu liberdade para a Polícia Federal investigar Dantas.
Alguém precisa urgentemente escrever um livro sobre esta fase da política brasileira, que ainda não acabou, e eu sugiro até um título: "Os banqueiros do farol"

Um comentário:

Anônimo disse...

e a Mirian Leitão, faz uma semana que repete que nem uma maritaca: "o início dissi tudo foi no mensalão"

E onde começou o mensalão será, não?

no governo da anta social a.k.a. FHC

abraço
Rái Mein