18 novembro, 2008

Feriado do dia da consciência negra em Sorocaba

Como acontece em todo o feriado em Sorocaba, quando este cai numa quinta ou terça-feira, a prefeitura de Sorocaba concede ponto facultativo para todas as repartições públicas municipais. É como se a prefeitura estendesse a comemoração das datas importantes do país, da religião católica e as do município para além de sua obrigação legal.

No ano de 2008, por obra do acaso, ou por empenho de Nosso Senhor - que pretendia que este fosse um ano mais produtivo que os demais - vários feriados fixados numa data específica “caíram” em finais de semana.

Para o terror de quem realmente trabalha nesse país, O Dia da Independência, Dia da Padroeira, Finados, Proclamação da República ocorreram em sábado ou no domingo.
Quanto aos prolongamentos, os dias de Tiradentes, Fundação de Sorocaba e o Dia do Servidor Público Municipal (28/10), caíram em segundas ou sexta-feira, e por isso não geraram ponto facultativo. Assim, diferentemente de outros anos, apenas o Dia do Trabalho, o Natal, o Primeiro de Janeiro e o “31” de Dezembro, ocorreram numa quinta ou terça-feira, gerando assim, prolongamento por meio de ponto facultativo. O Nove de Julho caiu numa quarta e por isso não houve prolongamento.

O Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, foi instituído como feriado municipal em 02 de Abril de 2007, através de projeto de lei de autoria do então vereador, Raul Marcelo de Souza (Psol). O texto da lei autoriza a prefeitura a executar as ações afirmativas em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Assim como é aplicado às demais efemérides da cidade.
Assim, na próxima quinta-feira, todas as escolas municipais estavam programadas para a paralização das aulas, os postos de saúde não funcionariam e muitos servidores já estavam preparando as malas para curtir o feriado na praia. No entanto, a prefeitura voltou atrás e não decidiu não dar mais o ponto facultativo como é de costume, para a surpresa dos próprios secretários.
Corre a língua solta nos corredores do Paço Municipal que, o Jornal do Município da última sexta-feira, havia saído da gráfica com o edital concedendo o famigerado ponto facultativo no dia 21 de Novembro, sexta-feira seguinte. O jornal já estaria pronto quando o próprio prefeito, o senhor Vitor Lippi, se tocou de que o feriado em questão, era apenas o Dia da Consciência Negra, e que, sendo um feriado de menor importância, que muitas cidades não o haviam instituído, não havia motivo para se conceder prolongamento.
O estranhamento foi tão grande por conta dos servidores do Paço e dos diretores de escola e coordenadores de postos de saúde, que vinham preparando as escalas de trabalho, que não se falou em outra coisa nesta segunda-feira no Palácio dos Tropeiros.

Gostaria de lembrar que, se o prefeito considera o Dia da Consciência Negra menos importante por se tratar de um feriado municipal e não um nacional ou estadual, isto não explica porque ele concede ponto facultativo aos demais feriados municipais. Se, por outro lado, o argumento fosse econômico - a necessidade de gerar escala de plantões extra nos pronto atendimentos da prefeitura - o mesmo não se justificaria, pois, o ano de 2008 foi um dos que menos ocorreram feriado prolongados.
Se o ponto facultativo estava programado, por quê ele foi cancelado? Será que em terra de tropeiros e apresadores de índios, o Dia da Consciência negra deva ser um feriado de menor importância? Apenas uma loucura de um vereador oportunista de esquerda?

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é papo de vagabundo...
Já não quer trabalhar no feriado ainda quer facultativo?
Ah... Pare com isso!
Depois reclama que a saúde no município está uma merda! Lógico que está! O pessoal não quer trabalhar...
Querem descanso, sombra e água fresca!
E a população? Quem vai atender???
Muita vadiagem mesmo!!!!

Reinaldo disse...

Anônimo:

Seu comentário é absolutamente injusto. O que o Fábio observou é que em Sorocaba há dois tipos de feriados: os sérios, em que a prefeitura declara ponto facultivo e os feriados "não tão importantes assim", onde não há ponto facultativo. Se o governo municipal procedesse da mesma forma, não haveria reclamação. Mas não é assim.

Sobre a qualidade da saúde pública em Sorocaba, que é lastimável, sobre qualquer ponto de vista, não é o feriado prolongado que vai mudar a situação.

E para falar a verdade, "anônimo", acho que você tem problemas pessoais com o Fábio. Não use a opinião dele para algum tipo de vingança, isso é golpe baixo.

Kika Damasceno disse...

Mais legal que o ele não se identifica! kkkkkkkk