10 fevereiro, 2009

Sugestão de Leitura

Imprescindível, para todos os interessados no futuro da humanidade, a leitura de dois artigos publicados pela Agencia Carta Maior.

Em "Solução neokeynesiana e novo Bretton Woods são fantasias", István Mészàros, um dos principais pensadores marxistas da atualidade, analisa a crise econômica mundial e critica aqueles que apostam que ela será resolvida trazendo de volta as idéias keynesianas e a regulação. "É uma fantasia que uma solução neo-keynesiana e um novo Bretton Woods resolveriam qualquer dos problemas dos dias atuais", defende Mészàros. Para ele, estamos vivendo a maior crise na história humana, em todos os sentidos.

Já em "Dentro da noite veloz: um balanço do FSM de Belém", Raphael Fernandes Alvarenga, doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, aponta que não compreendermos a superação da sociedade atual como um imperativo histórico, envelheceremos mais uma geração e aí talvez já será tarde demais. Esperemos que o FSM se firme como um espaço no qual mulheres e homens possam dar uma expressão política a seus interesses, aspirações existenciais e potenciais rebeldes.

Nenhum comentário: