07 julho, 2009

Ainda sobre o corte de horas extras nos Prontos Atendimentos e no SAMU de Sorocaba

Muitos funcionários da Secretaria de Saúde de Sorocaba esperavam que hoje a prefeitura voltasse atrás e devolvesse o dinheiro de quem trabalhou em hora extra nos PAs.

Na reunião que ocorreu hoje na Secretaria de Saúde foi confirmado que as horas extras trabalhadas serão pagas apenas em regime de banco de horas, com os critérios para a escolha das folgas ainda não esclarecidos.

Como resultado, na Unidade Pré Hospitalar da Zona Norte, dos doze auxiliares de enfermagem e quatro recepcionistas, apenas cinco funcionários compareceram para o trabalho porque não estavam escalados em horas extras.

O mesmo acontece com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências) o que compromete o serviço de socorro em acidentes.

O SAMU é um serviço de excelência implementado pelo governo federal em 2006. No convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal, o ministério da saúde fornece treinamento, dinheiro e equipamentos para a instalação do sistema, e a prefeitura, em contrapartida, fornece pessoal, que deve ser concursado, e o gerenciamento do programa em nível local.

Entretanto, o SAMU de Sorocaba também funciona com escalas de funcionários cumprindo horas extras, são médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, condutores e atendentes que fazem regularmente plantões de 18 horas durante todo mês, muitos nem tiram folga para ganhar um salário maior no final do mês. Se a pesada carga horária já era um problema e merecia uma intervenção urgente do Ministério da Saúde, no sentido de forçar a prefeitura a contratar mais funcionários; agora, a situação ficou ainda mais preocupante, o serviço do SAMU corre o risco de não funcionar porque nenhum funcionário está disposto a fazer hora extra sem receber.

A saúde no município esta a beira do caos, enquanto isso, na Câmara municipal, os vereadores se divertem com os seus novos notebooks, pagos com dinheiro público enquanto alguns vereadores afirmam não saber nem pra que servirão, talvez joguem paciência e assistam apáticos os descalabros da administração municipal.

Sorocaba queria ser uma Toiota mas não passa de um veículo Lada sem freio e sem direção.

Nenhum comentário: