17 julho, 2009

H1n1, gripe suina e a espanhola de 1918: novo ciclo

Epidemia é uma doença que surge rapidamente num lugar e acomete, a um tempo, grande número de pessoas, a gripe suína trata-se de uma pandemia (Doença epidêmica amplamente difundida), uma das piores registradas nas últimas décadas.

O vírus influenza (A/H1N1) que está fazendo estrago no México, EUA e Argentina é uma mistura de vírus humano, suíno e de aves, é bom lembrar que foi também um H1N1, provavelmente pego de porcos ou aves, o responsável pela maior epidemia da história da humanidade, a gripe espanhola de 1918, que contaminou um terço da população mundial e matou 50 milhões de pessoas.

E evidente que se em 1918 tivesses os remédios e tratamentos presentes nos dias atuais não haveria tanta mortalidade, mas serve de alerta pela facilidade de contaminação e como o microorganismo mais simples pode abalar as estruturas do ser mais complexo da natureza.

Os sintomas da gripe suína são similares ao da gripe comum, porém mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar febre acima de 39 graus, acompanhada de problemas como tosse e dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.

Fonte: Webmais

Nenhum comentário: