A epidemia demorou para ser diagnosticada porque, no início, confundiam-se as mortes causadas pela doença com os efeitos da guerra. Ela só pode ser percebida quando as pessoas começaram a perceber que as mortes ocorriam mesmo em países que não participavam da guerrra, como ocorreu na Espanha, em que a imprensa fez denuncias alarmantes.
A Gripe se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919 e ficou conhecida como gripe espanhola. Foi uma pandemia do vírus influenza, causada por uma virulência incomum e cepa mortal do vírus Influenza A do subtipo H1N1.
A origem geográfica da pandemia de gripe de 1918-1919 é desconhecida. Foi designada de gripe espanhola, gripe pneumónica, peste pneumónica ou, simplesmente, pneumónica.
A designação "gripe espanhola" deu origem a algum debate na literatura médica da época, que talvez se deva ao fato de a imprensa na Espanha, não participando na guerra, ter noticiado livremente que civis em muitos lugares estavam adoecendo e morrendo em números alarmantes.
A doença foi observada pela primeira vez em Fort Riley, Kansas, Estados Unidos da América em 4 de Março de 1918,[1] e em Queens, Nova Iorque em 11 de Março do mesmo ano.Os primeiros casos conhecidos de gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, britânicas e americanas, estacionadas nos portos de embarque em França.
Fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário