01 agosto, 2009

Torta Dagem


Essa torta, de origem francesa, é absolutamente simples e deliciosa.O recheio é feito com ameixas frescas da espécie dagem e contrasta com a massa crocante.

Essas ameixas são naturamente doces e também são encontradas aqui no Brasil, muito comum em Minas Gerais e Goias. Diferencia-se das demais pela suavidade do toque e pelo sabor bastante acentuado e característico, a cor é de um tom rosado que fica muito atraente para enfeitar depois de pronto. Ela muito doce e pouco suculentas, fatos que dispensam o uso exagerado de açúcar e mantém a massa tenra por não liberar os sucos. O açúcar pode até mesmo ser abolido da receita. Essa receita é simples e de fácil execução. O resultado é surpreendente: poucos ingredientes e muito sabor. Recomendo consumí-la ainda quente. Adicionei uma borda mais extensa para agradar alguém em especial. Altruísmo gastronômico puro.

(1)Lave e higienize as ameixas (2) corte ao meio e retire o caroço (3) pressione o centro de cada metade (4) coloque as ameixas numa panela com a casca para baixo (5) adicione um pouco de açúcar (6) aqueça as ameixas e o açúcar até amolecê-las (7) abra a massa (8) cubra o fundo de uma travessa devidamente untada com a massa aberta (9) preencha com o recheio das ameixas (10) cubra a torta com outra camada de massa riscada e aberta com uma faca (11) asse em 180 graus por aproximadamente 50 minutos (12) espere esfriar e estará pronta para servir.

Receita de uma amiga formosa de Formosa, Goiás.

Nenhum comentário: