01 outubro, 2009

60 anos da revolução Chinesa



Numa clara exibição de poderio militar, a China celebrou hoje 60 anos da Revolução Comunista Chinesa e fundação da República Popular da China. Na capital, Pequim, a Praça da Paz Celestial (Tiananmen) foi o palco do maior desfile militar da história do país.

Do mesmo lugar onde Mao Tse-Tung há 60 anos proclamava a fundação da República Popular da China, Hu Jintao, atual presidente, fez questão de ressaltar o êxito da história recente do país, o socialismo e a abertura econômica que acabaram levando a China a ser a terceira maior economia do mundo e ter status de superpotência mundial.

“O desenvolvimento e progresso da nova China nos últimos 60 anos demonstram plenamente que somente o socialismo pode salvar a China e somente a reforma e abertura podem garantir o desenvolvimento do país”, disse Hu, na presença da cúpula do Partido Comunista.

O líder conclamou os chineses a se unirem na construção de um país “rico, forte, democrático, civilizado, harmonioso e com um modelo socialista moderno”.

Para terminar, cerca de 5 mil crianças com balões coloridos nas mãos formaram um quadrado com os dizeres: “O amanhã será melhor”.

fonte: Ópera Mundi

Nenhum comentário: