08 março, 2010

Não ao facismo

por José Carlos Triniti Fernandes - Presidente do PT Sorocaba

Antônio Luiz Pimentel e Manoel de Souza, advogados, escreveram, respectivamente no Bom Dia de domingo (7) e segunda-feira (8), cartas que assustam não pelo eventual conteúdo crítico às políticas implementadas pelo governo Lula, uma vez que todo poder democrático está aberto a questionamentos.

Elas assustam pelo tom golpista e reacionário: um, Antônio, considera os eleitores “reles e analfabetos”. A consequência lógica é: acabem com as eleições diretas, pelas quais tanto lutou o conjunto do povo brasileiro. Outro, Manoel, implora – como fazia a velha UDN de Carlos Lacerda – às Forças Armadas que “botem Dilma para correr”.

É o fascismo em estado puro, o golpismo reacionário botando os dentes para fora. A resposta a esta gente não pode ser só nossa, do PT. Clamo a todas as forças democráticas, ligadas aos partidos que combateram a ditadura militar, que fiquem alertas. Uma disputa eleitoral, mesmo tão importante como a que viveremos neste ano de 2010, não pode abrir espaços para retrocessos de tão grande monta.

A ditadura já infelicitou o Brasil por gerações. Não vamos permitir que uns poucos saudosistas ignorantes (porque ignoram a História) coloquem em xeque a democracia, bem maior que custou luta, lágrimas e sangue de muitos democratas.

Nenhum comentário: