28 março, 2010

O mundo bizarro de José Serra


Muito ainda se falará dessa foto de Clayton de Souza, da Agência Estado, por tudo que ela significa e dignifica, apesar do imenso paradoxo que encerra. A insolvência moral da política paulista gerou esse instantâneo estupendo, repleto de um simbolismo extremamente caro à natureza humana, cheio de amor e dor. Este professor que carrega o PM ferido é um quadro da arte absurda em que se transformou um governo sustentado artificialmente pela mídia e por coronéis do capital. É um mural multifacetado de significados, tudo resumido numa imagem inesquecível eternizada por um fotojornalista num momento solitário de glória. Ao desprezar o movimento grevista dos professores, ao debochar dos movimentos sociais e autorizar sua polícia a descer o cacete no corpo docente, José Serra conseguiu produzir, ao mesmo tempo, uma obra prima fotográfica, uma elegia à solidariedade humana e uma peça de campanha para Dilma Rousseff.

Inesquecível, Serra, inesquecível.

Em tempo: agora que a PM de São Paulo afirma que o homem da foto é um policial militar, é de se esperar que seu nome e função dentro da corporação sejam também revelados. Senão, a emenda terá saído muito, mas muito pior que o soneto.

fonte: Blog do Leandro Fortes

5 comentários:

Arthurius Maximus disse...

O mais engraçado é que o "professor" é um policial a paisana do serviço reservado (divulgado e identificado em vários meios de comunicação pela própria PM).

Fábio Cassimiro disse...

Pois é, a Secretaria de Segurança divulgou o nome da policial ferida e disse que este individuo é um policial a paisana. Por que será que a secretaroia não divulgou o seu nome? O que um policial a paisana fazia no meio da manifestação dos professores? Sera que ele se simpatizou com a causa? Ou seria um agente secreto da policia?

A Apeoesp vinha denunciando a policia de infiltrar policiais no meio de suas reuniões e assembléias, inclusive seguindo os comboios de onibus de manifestantes que seguiam do interior para a capital, comboios que depois foram parados na Castello e na Raposo Tavares.

Se for verdade que o individuo da foto era mesmo um policial ficará provado o que Serra esta infiltrando agentes nos movimentos sociais. Isso é muito grave!

Anônimo disse...

Se este cara era mesmo um policial então porque ele esta com a barba comprida?

Sera mesmo um policial?

Arthurius Maximus disse...

O cara era P2, logo, sua identidade não pode ser revelada. Por isso ele estar barbado, o objetivo da P2 é se infiltrar no meio. Logo...

O mesmo serve para os dois lados. Se era manifestante, porque não desmentiu o fato? Seria um prato cheio para desmoralizar o governo de vez.

Fábio Cassimiro disse...

Como qualquer pessoa consegue dar aulas no estado, desde que tenha qualquer diploma, não é impossível que esse policial seja também um professor.