08 abril, 2010

Devaneios cubanos

Ir para Cuba com meu pai foi muito importante pra mim!

Primeiro, porque foi através dele que comecei a ter os primeiros contatos com à esquerda. Fundador do Partido Socialista Brasileiro em Sorocaba, ainda na clandestinidade, foi para o PT quando de sua fundação.

Ele sempre me disse que um dos grandes sonhos da vida dele era conhecer a Ilha de Fiel. Freudianamente, incorporei este desejo. 

Observá-lo apreciar a Praça da Revolução e, com certo desespero emocionado, chamar-me:

- Daniel, vamos garantir a foto! 

Apresentou pra mim aquele orgulho bôbo que todo filho tem do pai, especialmente por sua história de vida. Pensava comigo: o ex-servente de pedreiro, feirante, em Cuba... Era como se ele se conectasse com sua juventude, seu passado sofrido. "Casca-grossa", seus olhos se inundaram de lágrimas, habilmente disfarçadas.

Certamente, quando meu pai chegar a faltar - espero que demore muito pra isto acontecer - será uma das lembranças mais marcantes!




Poder conhecer a La Bodeguita Del Medio, frequentadíssima por nada mais, nada menos, que Hemingway, autor de "Por quem os sinos dobram", imaginá-lo ali, sentado, pensando o mundo, a política e podendo registrar nas paredes minha passagem por lá...



Andando por Havana, vi esse senhor que, discretamente, assim que observava a presença de turistas, sinalizava vender charutos, em absoluta discrição, mexendo-o em suas mãos.










Esta foi a Cuba que conheci: de um povo alegre, intelectualizado, sem graves problemas sociais e orgulhoso de sua história. Óbvio que existem críticas. Se perguntarmos ao povo sobre Lula, também terão críticas, mas reconhecerão o quanto foi melhor que os governos anteriores. O mesmo ocorre em Cuba.

Foi muito bom!!! 


Nenhum comentário: