20 março, 2006

Alunos das escolas municipais da cidade poderão ter aulas de xadrez já a partir deste ano. Desde 24 de fevereiro, está em vigor a lei municipal n° 7677, que permite que as aulas deste jogo que atravessa séculos sejam incluídas como conteúdo optativo dentro da disciplina de Educação Física.
O autor do projeto, o vereador Francisco Jesus Perotti, diz que o ensino de xadrez visa contribuir principalmente para a formação intelectual e auto-disciplina dos alunos, levando-os a adquirir habilidades como raciocínio lógico, capacidade de concentração, criatividade e imaginação.Perotti explica que várias cidades brasileiras já adotam as aulas de xadrez nas escolas e que os resultados têm sido positivos. Entre elas, estão as cidades de Curitiba (PR), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Catanduva (SP). Por isso, acredita que em Sorocaba também dará certo.
A secretária municipal de Educação, Maria Teresinha Del Cistia, afirma que em breve será realizada uma reunião com os diretores de todas as escolas da rede municipal para discussão do projeto."Vamos conversar com os diretores e suas equipes e analisar quais as escolas que estão preparadas para adotar as aulas de xadrez", comenta a secretária.Teresinha acredita que algumas escolas, em caráter experimental, podem vir a dar aulas de xadrez aos seus alunos já no segundo semestre deste ano letivo.Ela é a favor do ensino deste jogo nas escolas. "O xadrez pode ser uma ótima ferramenta pedagógica, pois estimula a atenção e favorece a concentração, além de desenvolver habilidades como pensamento lógico e boa memória", opina.

Nenhum comentário: