21 março, 2006

Em pauta: Mais uma colaboração do leitor


Meu amigo Thiago Gordo Pellegrini, um dos mais ilustres leitores desse blog, mais uma vez sugeriu uma matéria para a pauta do blog. Thiago (gosto sempre de lembrar: ex-gordo, ex-comunista, ex-sósia do Jorge Kajuru e ex-traterrestre) nos remete ao texto de Fernando Rodrigues em seu blog, no qual comenta uma conversa reservada entre Lula e seu fiel escudeiro Renan Calheiros (o mais governista dos pmdbistas):

Crise. Lula procura Renan Calheiros;na pauta, PMDB e fritura de Palocci
Lula e Renan Calheiros tiveram uma conversa reservadíssima ontem. Na pauta, PMDB (o presidente queria entender o que deu exatamente nas "ex-prévias" de domingo) e Palocci (a batata do ministro está assando forte).
Sobre o PMDB, Renan explicou, está tudo dominado. O partido não tem candidato hoje e dificilmente terá mais adiante. A única hipótese de a situação piorar é Garotinho deslanchar nas pesquisas de opinião e se tornar um nome imbatível. Convenhamos, esse desfecho é, no mínimo, remotíssimo.
No mais, disse Renan para Lula, o PMDB não estará com nome próprio na disputa para presidente. A sigla tem cerca de 15 candidatos competitivos para eleições a governos estaduais. Essa turma não quer nem ouvir falar de candidato próprio peemedebista ao Planalto. Como é líquido e certo que a verticalização continuará a valer neste ano, essa galera toda quer ficar livre para fazer alianças à vontade no plano estadual.
O grave, portanto, ficou para Palocci. A guerra tende a ser sangrenta no Congresso. Oposição e governo paralisaram tudo. A senadora Ideli Salvati (líder do PT e dos solecismos) quer gravações do circuito interno de vídeo do Senado para provar que o caseiro Nildo teria freqüentado os gabinetes oposicionistas de Heráclito Fortes, Antero Paes de Barros e Romeu Tuma. Já não é segredo para ninguém que Antero foi um dos padrinhos do rapaz.


Parece que eu não mudo o discurso, porque estou sempre repetindo algumas coisas. Mas a ala governista do PMDB não quer outra coisa que não seja a vice-presidência de Lula. Apesar de eternamente rachado e de grande parcela dos filiados serem extremamente fisiológicos, existe uma parcela SÉRIA do partido que deseja independência. Mas Renan, Sarney, Jobim (ué? ele também não é ministro do STF)... Ah! esses não querem perder a boquinha... Não mesmo!

Francamente... Assim fica difícil.

Nenhum comentário: