19 março, 2006

Lula X Alckmin - 1º Roud

Ausente por praticamente uma semana, acabei por não comentar a escolha do candidato tucano à presidência da República. Alckmin foi escolhido porque Serra desistiu de concorrer. O prefeito (ou prefeitão por 4 anos, como diz meu amigo Daniel Lopes) queria ser candidato "por aclamação" do partido. Teria que disputar prévias com o governador e resolver poupar-se. Talvez complete seu mandato, talvez saia candidato ao governo do estado.

Ainda acho que Alckmin é realmente o candidato tucano com mais chances de ganhar de Lula. Serra levava vantagem mas em razão do chamado "efeito recall". Apesar de pouco conhecido fora do estado de São Paulo, Alckmin já saía com 17% da preferência do eleitorado.

As pesquisas que davam uma ampla vantagem para o Presidente Lula eram feitas sem a definição das candidaturas de Alckmin, Garotinho, Rigotto. Enquanto isso o Presidente fazia campanha sozinho. A campanha eleitoral começa agora.

Na primeira pesquisa feita após a definição do candidato tucano Alckmin cresce 6% (está agora com 23%) na preferência do eleitorado no 1º turno. No 2º turno Lula cai 3 pontos percentuais e Alckmin cresce outros 3. Se Rigotto aparece como candidato do PMDB, Alckmin chega aos 25%.

A campanha começou (agora sim) e ainda tem muita água pra rolar.

Nenhum comentário: