22 março, 2006

"O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito". (George B. Courtelyou)

Simon Bolivar: biografia

Simon Bolívar (1783-1830) – General e estadista venezuelano, um dos maiores vultos da América Latina, chefe das revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Herói de mais de duzentas batalhas, recebeu o título de “O Libertador”, conferido pelos parlamentos dos países por ele libertados do jugo espanhol e deu nome à Bolívia. Com a guerra civil de 1829, a Venezuela e a Colômbia separaram-se; o Peru aboliu a Constituição bolivariana, e a província de Quito tornou-se independente com o nome de Equador.

Grande orador e escritor de mérito, deixou alguns ensaios, entre os quais Meu delírio no Chimborazo. Foi um homem muito avançado para a sua época, escreveu sobre sociologia e pedagogia, além de tratados militares, econômicos e políticos.

Simon Bolívar teve ao seu lado, em vários combates, o brasileiro José Ignácio Abreu e Lima, filho do Padre Roma (também Abreu e Lima), fuzilado pelos portugueses durante a Revolução de 1817, em Salvador.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei interessante a idéia de biografias dos grandes líderes... Posso dar algumas sugestões para o blog: Lincoln, Churchil, Tacher, Reagan.

Anônimo disse...

Sim concordo, muito interessante a idéia das biografias. Sugiro para este bloq as seguintes.....
Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Paulo Freire,Jaime Wright, Martinho Lutero, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Oscar Romero, Dom Helder Câmara, Chico Mendes, Zumbi, Santos Dias, Alexandre Vanucchi Leme, Vladimir Herzog, Margarida Maria Alves, pessoas que de forma marcante e concreta, significaram muito para historia do Brasil e da América Latina

Anônimo disse...

Agradeço a sugestão dos nomes. Darei continuidade. Abraços