09 abril, 2006

Peruanos vão às urnas para decidir disputa acirrada



Mais de 16,4 milhões de peruanos decidem neste domingo o primeiro turno das eleições presidenciais em que três dos 20 candidatos aparecem com chances de conseguir uma das duas vagas em um provável segundo turno.

As últimas pesquisas realizadas no país indicam que nenhum dos candidatos deve conseguir mais da metade dos votos válidos, o que provocaria a realização de um segundo turno, previsto para o dia 7 de maio.

A expectativa é de uma disputa acirrada entre o nacionalista Ollanta Humala, a advogada Lourdes Flores e o ex-presidente Alan García. Nas vésperas do primeiro turno, pelo menos dois candidatos renunciaram à disputa para apoiar Flores e García.

Humala, que até o fim de semana anterior às eleições era considerado presença certa em um provável segundo turno, se tornou o principal alvo de ataques dos adversários na reta final da campanha.

Militar da reserva, Ollanta Humala causou polêmica ao associar suas propostas nacionalistas a um estilo que tem sido comparado ao do líder venezuelano Hugo Chávez.

Nenhum comentário: