30 junho, 2006

Sociedade civil quer colocar Reforma Urbana na agenda eleitoral

Manifestações em dez capitais brasileiras exigem cidades mais dignas, com moradia digna, saneamento ambiental, transporte de qualidade e segurança para toda a população, a preços acessíveis. Fórum Nacional de Reforma Urbana inicia campanha para que os candidatos se comprometam com o desenvolvimento das cidades.
Em pelo menos dez capitais brasileiras, milhares de pessoas foram às ruas, nesta quarta-feira (28), para reivindicar cidades mais justas, . A Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade mobilizou integrantes de movimentos sociais urbanos, em especial dos movimentos de moradia, de associações de moradores, organizações não governamentais, sindicatos e núcleos comunitários para cobrar das três esferas de governo – federal, estadual e municipal – a ampliação de recursos nessas áreas e para exigir que o desenvolvimento urbano seja colocado como uma das prioridades da agenda política, principalmente em ano eleitoral.
Para isso, durante as manifestações, o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) lançou a campanha “Olho no Seu Voto”, que pretende pressionar os candidatos a senador, deputado federal, estadual, governador e presidente da República para que se comprometam com a consolidação da política urbana nacional, aderindo a uma plataforma mínima para os próximos quatro anos. A campanha defende que a população vote apenas naqueles que se comprometerem com propostas que alterem a realidade desigual das cidades, oferecendo melhores condições de vida no ambiente urbano, onde vive mais de 80% da população brasileira. Com isso, pretende-se garantir compromissos políticos de governo relacionados ao direito à cidade e ampliar a bancada da reforma urbana no Congresso Nacional.
Paulo Teixeira(PT), vereador em São Paulo e candidato a Deputado Federal, tem se dedicado prioritariamente a esta luta.

Nenhum comentário: