29 junho, 2006

Sucessor de Rodrigues deve ser 'homem da reforma agrária'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute hoje na reunião de coordenação política o nome do engenheiro agrônomo Luís Carlos Guedes Pinto para substituir Roberto Rodrigues no cargo de ministro da Agricultura. Guedes Pinto ocupa desde janeiro do ano passado a Secretaria Executiva do Ministério e é o candidato natural ao cargo por indicação, inclusive, do próprio Rodrigues.

Profissional "nota 10" e conhecido como o "homem da reforma agrária", segundo assessores, Guedes Pinto nunca deixou prevalecer suas posições durante os 17 meses em que dividiu a condução da política agrícola com Rodrigues.

Defensor da reforma agrária e responsável pela estruturação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão que presidiu nos dois primeiros anos de governo com a responsabilidade de garantir a execução do Programa Fome Zero, a opção por Guedes Pinto reforça seus vínculos com o governo e ideais petistas.

Ele formou-se em engenheiro agrônomo em 1965 e, em 1973, fez o curso de doutorado na Esalq. Em 1991, fez pós-doutorado na Universidade de Córdoba, na Espanha. Desde 1983, é professor da Unicamp, já tendo lecionado na Universidade Católica de Campinas e na Universidade de Brasília. Ele foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária de Campinas, além de diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

AE

Nenhum comentário: