17 julho, 2006

Cuidado com as pipas!!!

Clima propício para empinar pipas, neste período de férias escolares as crianças, adolescentes e mesmo adultos devem tomar cuidado com o local para a brincadeira. Nesta época do ano os acidentes envolvendo pipa e rede elétrica aumentam em 10 vezes e podem levar à morte. O alerta é feito pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), que registra de 20 a 30 ocorrências/mês, mas neste período as equipes chegam a serem acionadas mais de 200 vezes, informou o engenheiro líder da CPFL, Dílson Fernando Martins.Em julho do ano passado a empresa, que atua em 22 municípios, registrou um total de 275 ocorrências envolvendo linhas enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos. Esses tipos de ocorrências provocam a interrupção da eletricidade por causa de curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede.
A descarga elétrica provocada normalmente pela insistência em puxar a linha enroscada nos fios também pode levar à morte. Outra preocupação é a linha com cerol (feito com material cortante) e as metalizadas, que aumentam os riscos de acidentes. Estas, quando enroscadas em fiações podem causar curtos-circuitos que implicam a possível suspensão do fornecimento de energia e até descarga elétrica no condutor do brinquedo, alertou Dilson."A descarga pode chegar a 25 mil volts, causando desde pequenas queimaduras até mesmo a morte", destacou.
Existe ainda a possibilidade dessa linha provocar o rompimento e queda dos cabos, criando uma situação de risco ainda maior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»