05 agosto, 2006

Quando Raúl Castro assumiu a responsabilidade do assalto ao Quartel Moncada


HÁ 35 ANOS

Este é o fac-símile da primeira página do jornal Oriente, com data de 30 de julho de 1953. O jovem Raúl Castro Ruz, preso antes do que Fidel e quando ainda não sabia qual a sorte de seu irmão, assumiu a total responsabilidade do assalto ao Moncada.

A foto, tirada no Vivac de Santiago de Cuba (Cárcere), tem um pé de foto que diz:

"ESTE JOVEM, que não aparenta ter mais de 18 anos, irmão daquele que é acusado de ser o chefe do movimento insurrecional, o dr. Fidel Castro, chama-se Raúl Castro Ruíz, foi detido ontem nas redondezas do povoado de San Luis.

"Este indivíduo, segundo as informações, dirigiu pessoalmente os atancantes do quartel ‘Moncada’ no domingo passado, e se refugiu no Palácio da Justiça, conseguindo fugir na confusão provocada ao ser repelida a agressão pela guarnição do Moncada. (Foto Senén Caravia)".


Posteriormente, em setembro, quando se realizou o julgamento pelos acontecimentos do Moncada (Causa 37), o promotor acusou-o de se ter declarado soldado, o que era totalmente contrário a suas declarações no Vivac.

Com as mãos para trás, o queixo em alto, o cabelo cortado como uma escova de dente e um sorisso discreto em seus lábios, Raúl quadrou-se perante o tribunal e respondeu:

"Quando depus no cárcere, assumi a responsabilidade do Movimento porque achava que Fidel estava morto, (...) e alguém deveria assumir a responsabilidade daquela ação frustrada na primeira tentativa. Porém se, felizmente, Fidel está vivo, as coisas voltaram a seu lugar. Eu sou um simples soldado a quem encarregaram de uma posição e de uma ação."

Nenhum comentário: