29 setembro, 2006

Não fugiu...

fonte: BBC

Militares dos Estados Unidos negaram alegações de que soldados do país tenham abandonado motoristas de caminhão civis durante um ataque no Iraque que foi filmado e mostrado pela imprensa.

No episódio, três motoristas foram mortos quando insurgentes atacaram um comboio de caminhões da empresa Halliburton em Balad, ao norte de Bagdá, no dia 20 de setembro de 2005. Um dos motoristas, Preston Wheeler, filmou a emboscada.

O vídeo mostra um comboio de caminhões civis e carros militares dirigindo em Balad. Os caminhões, que inicialmente foram recebidos a pedradas por moradores locais, erraram o caminho e foram forçados a retornar. "Nós vamos ter de voltar por aquele inferno de novo", diz o Wheeler na gravação.

As imagens mostram em seguida que tiros foram disparados em direção ao comboio antes de um dos caminhões capotar por causa de uma explosão à beira da estrada. Em seguida, Wheeler pede por ajuda no rádio e é atingido no braço. Um veículo militar dos Estados Unidos é visto deixando o local.

Wheeler disse que os soldados americanos só retornaram depois de 40 minutos. "Eu não sei quem era o motorista (do veículo militar), mas ele nos abandonou", disse.

Comandantes militares insistiram que os soldados agiram de forma apropriada e lutaram contra os insurgentes.

Sim, os soldados ianques não fugiram. Correram para o lado errado. Foi um problema de localização, não de medo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu fico imaginando os motoristas dos caminhões, sendo atacados e vendo os militares norte-americanos fugindo. Devem ter pensado: E agora, quem poderá nos defender?