14 outubro, 2006

Anarquistas do Rubens e o Sendero Luminoso


O fundador do grupo rebelde Sendero Luminoso, Abimael Guzmán, foi condenado nesta sexta-feira pela acusação de "terrorismo" e sentenciado à prisão perpétua por um tribunal no Peru.

Elena Iparraguirre, companheira de longa data de Abimael Guzmán e segunda figura mais importante no comando do Sendero Luminoso, também foi condenada à prisão perpétua.

Ex-professor de filosofia, Abimael Guzmán foi preso em 1992 e condenado em seguida à prisão perpétua por um tribunal militar secreto.

A sentença, no entanto, acabou anulada em 2003 pela Suprema Corte do Peru, que considerou o processo anterior "inconstitucional" e determinou a realização de um novo julgamento.

A primeira tentativa de realização de um novo julgamento, em 2004, terminou em confusão depois de Guzmán começar a gritar versos comunistas diante das câmeras de televisão.

Para evitar que o episódio se repetisse, camêras e gravadores foram proibidos na sala do tribunal durante as audiências seguintes.

Nostalgia: quando Abimael Guzman foi preso, em 1992, eu estudava na escola técnica Rubens de Faria. Fazia parte de um grupo radical auto-denominado "Anarquistas do Rubens". Cinco ou seis integrantes. Era um momento de efervescência de movimentos "radicais" na cidade, a época da campanha pelo "Fora Collor".
Os "Arnarquistas do Rubens" tinham como principal atividade revolucionária organizar expedições clandestinas, durante as aulas, para jogar fliperama na rodoviária.
Contudo, quando o líder do Sendero Luminoso foi capturado, decidimos que era preciso fazer mais. Colocamos um cartaz no mural do grêmio:
"Anarquistas do Rubes exigem a imediata libertação de Abimael Gusman."
Como consequência, o grêmio perdeu o mural. Sei que parece estranho uma "organização" anarquista se empenhar na libertação de um líder comunista autoritário. Mas, naquela época, fazia todo o sentido do mundo.
Abimael Guzman não foi libertado. Nesta sexta-feira, foi condenado à prisão perpétua. Era o que aguardávamos.
Como Guzman não foi libertado, os "Anarquistas do Rubens" organizarão uma resposta terrível e surpreendente que obrigará as forças de repressão do Peru a libertá-lo.
Ou a enfrentar as consequências.

Um comentário:

Reinaldo disse...

"forças de repressão do Peru?"

Meu Deus, o que eu quis dizer com isso?!!?!?!