24 outubro, 2006

O penúltimo round

Mantenho a convicção de que Lula apenas não venceu às eleições no primeiro turno porque faltou ao debate.

Nos debates, mostra-se bem humorado e até mesmo diverte-se quando coloca Alkcmin na defensiva. Ontem fez isso quando o tucano se perdeu no tempo de uma pergunta e Lula disse "sou democrata, pode dar mais 30 segundos para ele fazer a pergunta". Tal situação surpreendeu até mesmo o mediador.

Já o tucano vai cada vez pior. Insiste no discurso em defesa da ética, cada vez mais frágil. Afinal, é ele o "exterminador de CPIs", que manobrou para arquivar 69 pedidos de instalação de CPI no governo do estado de São Paulo. E por falar em 69, lembrei outro fato. A esposa dele ganha 400 vestidos e ele não sabe quem deu.

O sujeito promete não privatizar. Ninguém acredita. Diz que não irá acabar com os programas sociais, em especial o Fome Zero. Ao contrário, garante que irá ampliar o programa de segurança alimentar. Por outro lado, diz que vai reduzir impostos e aplicar um "choque de gestão".

Isso mesmo: ele garante que vai reduzir a receita, aumenar os gastos e ainda sobre algum. Ele é alquimista mas pensa que é magico. Ou que nós somos idiotas.

Outro dado interessante. Quando questionado sobre qual seu maior defeito, o tucano tergiversou, tergiversou, mas não respondeu. E o Lula perdeu a deixa. O Alquimista só não é perfeito porque é extremamente humilde.

Estamos numa situação em que a eleição parece definida em favor de Lula. Agora, só o "setor de inteligência" do PT poderia salvar o tucano. E teria que ser uma atuação memorável da turma dos aloprados.

Faço, por fim, uma ressalva ao Lula. Estava um pouco irritado com as questões, sempre as mesmas, apresentadas pelo adversário. É chato, reconheço. Mas quando Lula se irrita, quem sofre é a língua portuguesa, que acaba apanhando mais do que o Alquimista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das pérolas do Lula:

"Isso é aviões."

Segundo o manuel de gramática petista, está correto. O verbo tem que concordar com o sujeito. Na frase acima o sujeito é "isso".

Anônimo disse...

Olha o preconceito contra o companheiro Lula. Ele erra porque vai sóbrio aos debates. Já disse para tomar um goles para acalmar os nervos.