10 novembro, 2006

Revolta popular em Oaxaca

Milhares de camponeses e professores, e um pequeno número de guerrilheiros da Frente Revolucionária Popular, estão mobilizados no estado de Oaxaca no México, a assembléia do povo de Oaxaca ocupa neste momento os principais prédios públicos do Estado e exigem a renúncia do governador Ulises Ruiz do PRI, que tem sua vitória nas eleições contestada.

O movimento começou em Maio quando uma greve de professores foi duramente reprimida pela polícia e grupos paramilitares. A revolta de Oaxaca transformou-se na mais violenta revolta popular desde o levante de 1994 em Chiapas.

O conflito só comprova a tensão social do país, que ainda discute quem venceu a eleição presidencial de 2 de julho. As forças de esquerda apontaram inúmeras fraudes no processo eleitoral que deu a vitória a Felipe Calderon e exigem a recontagem total dos votos. O estado é um reduto do PRI Partido Institucional Revolucionário que governou o México por quase um século.

É evidente a pouca cobertura que imprensa brasileira tem dado sobre a situação política na América Latina, na Cidade do México centenas de pessoas permanecem acampadas numa praça no centro da cidade. Oaxaca ferve a pelo menos quatro meses, na Nicarágua Daniel Ortega obtém vitória contra os EUA, no Brasil Lula derrotou a mídia nas urnas e Hugo Chaves será reeleito na Venezuela.

Nenhum comentário: