11 janeiro, 2007

O HOMEM DO ANO!

No dia 16 de Dezembro, Hugo Chávez aparecia à frente da votação para o Homem do Ano da revista Time. Tinha 35% das preferências e em segundo lugar, a muitos pontos percentuais, estava o líder do Irã, Mahomoud Ahmadinejad. Mais longe, com 12%, vinha Nancy Pelosi e, em quarto lugar, o grupo The YouTube Guys, com 11%. Para o que possa valer o Homem do Ano da revista Time, Hugo Chávez era imbatível.

Tão imbatível como inaceitável!

A Time 48 horas depois, tirou da sua cartola de mágico de feira um outro «vencedor»: Você! E em lugar de ser Hugo Chávez o homem da capa, apareceu um computador cujo fundo era plastificado onde se refletia a imagem… do leitor!

Eleição mais a dedo é difícil de imaginar mesmo no país «campeão da democracia».

Enquanto isto se passava com a Time numa tentativa descarada de minimizar a importância do líder venezuelano como referente latino-americano e não só, outras notícias chegavam de diferentes pontos do globo.
Os internautas da página LatinYork votaram Hugo Chávez como a «personagem latina mais influente do ano». LatinYork é uma das páginas mais importantes dos Estados Unidos, com dois milhões de visitantes por mês, e 95% dos que participaram na sondagem optaram pelo presidente venezuelano. Mais ao Sul do continente americano, no Peru, o Rádio Programas do Peru elegeu Hugo Chávez como o Homem 2006.

Chaves também recebeu entre outros reconhecimentos, o prémio José Marí, da Unesco, e vários doutoramentos Honoris Causa (China, República Dominicana, Brasil e Rússia), para além de ter sido escolhido como «Homem do Ano 2005», pela revista colombiana Semana, devido ao seu papel de «integrador latino-americano» e «respeitabilidade internacional», e de conquistar, também em 2005, o Prémio Cambio 2005. Nessa oportunidade, o director da revista espanhola sublinhou a «sua apaixonada luta contra a pobreza e a sua política social activa», ao mesmo tempo que destacava a queda do desemprego na Venezuela e os esforços de Chávez no sentido de integrar a América Latina.

A verdade não se pode tapar com um dedo… muito menos se é da Time!

Um comentário:

Fábio Cassimiro disse...

Hugo Chaves a cada dia me surpreende mais... fico imaginando onde tudo isso pode chegar.