28 janeiro, 2007

Tarso Genro e Jaques Wagner se unem para derrotar Zé Dirceu e o Campo Majoritário

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, articula, com apoio do governador da Bahia, Jaques Wagner, uma nova maioria para enfrentar no 3º Congresso Nacional do PT, em julho, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o setor tradicional do Campo Majoritário, grupo moderado que chefiou até a crise do mensalão, em 2005.

Com o conhecimento do Planalto, Tarso faz circular documento acusando o partido de “corrupção” e, embora sem citar Dirceu nem a tendência que ele liderava, responsabiliza-os veladamente pela crise de valores e práticas que quase tragou o petismo. O movimento, que tem simpatia da tendência Democracia Socialista, pede a “refundação” do PT e mudanças na política econômica.

“O PT viveu uma crise de corrupção ética e programática, não apenas conjuntural e não apenas decorrente de desvios comportamentais ou de meros abusos de poder e de confiança”, diz o texto “Mensagem ao Partido”, obtido pelo Estado. “Decorreu de um modo de construção eleitoralista e adaptada ao Estado, de afastamento das organizações de base e do mundo do trabalho, de afastamento da utopia socialista.”

Segundo o documento, para superar a “grande crise” não basta trocar a direção do PT e a política econômica, mas restabelecer a ligação com movimentos sociais. “E instituir um regime financeiro controlado pelos petistas e dependente, predominantemente, de suas próprias contribuições.” O texto será lançado na reunião do Diretório Nacional marcada para dias 9 e 10 de fevereiro, em Salvador.


fonte: Agência Estado

5 comentários:

Anônimo disse...

O Partido dos Trabalhadores precisa urgentemente de mudança de comando, até agora o campo majoritário se mostrou inepto para liderar o partido com DEMOCRACIA ao rumo do SOCIALISMO.

Fábio Cassimiro disse...

O refundamento do Partido é urgente mesmo.

Anônimo disse...

Tanta coisa mais séria a fazer, e ficam com esse bate boca estupido.

Anônimo disse...

Bate boca estupido não é o futuro do partido que esta em jogo

Anônimo disse...

Ótima notícia...epsero que dê certo essa investida do Genro...