28 fevereiro, 2007

Sua Excelência, a vedete que viu

Virgínia Lane, 87 anos. Vedete e amante do Presidente Getúlio Vargas. Na terça-feira de carnaval, concedeu uma entrevista a Roberto Canázio, da Rádio Globo. O assunto: marchinhas de época. Quando mencionaram o Presidente Getúlio, Virgínia faz uma revelação bombástica:

"Eu tive paixão por esse cara (o Getúlio)"

"E você freqüentava mesmo o Palácio do Catete?"

"Você quer saber de uma coisa que vou dizer pela primeira vez? É meio perigoso... Eu estava na cama com ele quando entraram e o mataram. Ele foi assassinado, meu filho! Quando ouviu o barulho de gente entrando no quarto ele ainda chamou o Gregório Fortunato e mandou que ele me jogasse pela janela."

"Você viu o assassino?"

"Eram quatro homens de máscaras que atiraram nele. Dois deles ainda correram para o Jardim, tiraram minha roupa, me deixaram nua em pêlo e disseram “vai, vagabunda, vai arrumar outro presidente." Vou contar toda essa história no livro que estou escrevendo, “Sua Excelência, a vedete que viu”. Sou uma testemunha viva da morte de um homem com quem não tive um casinho, não. Passei quinze anos dormindo e acordando com ele."

Entre outras coisas.

Uma vedete, pelada, jogada pela janela, e fugindo do Palácio do Catete em meio a crise que culminou com a morte de Getúlio. E Gregório Fortunato, chefe da segurança Presidente, acusado de tentar matar Lacerda, correndo atrás dela. Uma cena memorável. Admito que me parece melhor do que a realidade.

"Sua Excelência, a vedete que viu." A historiografia nacional não será a mesma depois dessa obra.

Fábio, já consegui um tema para sua tese de mestrado. Corra, entreviste Virgínia Lane. Mas respeite a mulher. Já foi amante de um Presidente e tem idade para ser sua bisavó. Não a passe pelas armas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei quem merece mais dó: os capazes de acreditar em tamanhas baboseiras ou a idosa ex-vedete que as diz.

Anônimo disse...

Quanta gente querendo aparecer! Isto é comum neste meio!