17 maio, 2007

Serra, um governo arredondado

O governo Serra decidiu adotar uma prática polêmica: as médias escolares serão arredondadas sempre para cima. Em tese, um auxílio para aprovar alunos que não atingiram a nota necessária. Um aluno que tiver 4,1 terá sua nota automaticamente "arredondada" para 5,0 - e estará aprovado.

É necessário esclarecer que tal proposta surgiu, em primeiro lugar, para unificar os critérios de avaliação. No estado de São Paulo, província tucana há mais de uma década, adotava vários sistemas de avaliação. Em algumas escolas de 0 a 10, em outras conceitos através de letras A, B, C, D - e, por fim, em alguns lugares, conceitos como "bom", "regular", etc.

Tal variedade de conceitos e formas de avaliação criavam um problema enorme, principalmente para comparar o desempenho entre escolas ou quando alunos eram transferidos: como "transformar" o conceito "bom" ou "C" para uma escola de 0 à 10?

Portanto, unificar os conceitos é bom. Porém, usar tal unificação para criar um estímulo ainda maior ao baixo desempenho escolar - é lamentável.

São Paulo - a província tucana - é péssimo exemplo em termos de educação. Nossos alunos sofrem as piores avaliações e não é incomum encontrar alguns, que concluíram o ensino médio e mal sabem ler e escrever.

Nenhum comentário: