22 julho, 2007

Conjuntura: Governo Lula e PT

Governo Lula
Nos primeiros 6 meses de governo Lula, a militância permaneceu ativa na defesa intransigente do Governo. Importante que as mudanças se aprofundem e se acelerem.
O PAC, mudança real na política econômica - e à esquerda, na medida em que o Estado passa a intervir na economia, direcionando os recursos - garantirá R$600 milhões com opção social em seu maior montante, investindo maciçamente em moradia. Além de transportar recursos diretamente aos municípiois, desburocratizando efetivamente.
Na Educação, o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) solucionará o déficit educacional, redirecionando prioridades. Os investimentos nas escolas de base e o surgimento de novas escolas técnicas serão prioridades.
Na Saúde, quebrou patentes e investiu no desenvolvimento de remédios nacionais.
Na política externa, ampliou relações com o Mercosul, bem como, interrompeu, em definitivo, o surgimento da Alca, enfrentando politicamente os imperialistas estadunidenses.
A crise aérea é um dos problemas do Governo Lula.O preço das tarifas diminuem, os salários aumentam... E os problemas permanecem. No acidente do avião da Tam, a reação da mídia foi de criminalizar o governo, contudo, as investigações apresentam que a responsabilidade tem grande possibilidade de ser da empresa de aviação.
PT
Importante que o PT reestabeleça relações com o PCdoB e PSB, aliados históricos que se afastaram, em virtude de situações recentes.
O PT deve ter mais autoridade em relação ao governo. Necessário se faz a defesa intransigente do primeiro governo legítimo da classe trabalhadora.
Na Reforma Política, o PT errou. Deveria intensificar o processo de discussão com a base, e iniciá-la em seus pontos consensuas, como: fim das coligações, fidelidade partidária, fim das emendas parlamentares individuais.
A construção de um novo campo majoritário deverá se basear na defesa do governo, na reafirmação do PT enquanto partido independente, mas sendo o mais influente no governo de coalizão, e que saiba construir uma média ponderada dos pensamentos políticos existentes. Este é o recado do Congresso.

Nenhum comentário: