30 outubro, 2007

O portal Transparência não funciona

O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades criou um site para divulgação e fiscalização das obras e remessas de dinheiro da União para os municípios.

Cada remessa de verba para a prefeitura de uma cidade faz-se segundo um convenio entre os dois órgãos, o governo federal entra com o dinheiro e a prefeitura se responsabiliza em investi-lo conforme o acordo.

No site Transparência, aparece ao lado de cada convênio uma caixa para correspondência direta com a CGU (Controladoria Geral da União), ou assim deveria ser:

Recebi ontem um e-mail de um amigo dizendo que encontrou irregularidades numa destinação de verbas para ampliação de centros esportivos em Sorocaba, ele enviou uma mensagem à CGU pelo site Transparência e, qual foi sua surpresa quando a Prefeitura Municipal de Sorocaba respondeu o seu questionamento – a CGU simplesmente retransmite reclamações e dúvidas a prefeitura para que ela averigúe e responda.

Ele enviou de novo uma mensagem questionando a atuação do CGU e quem respondeu novamente foi o jurídico da prefeitura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado:

Apenas para esclarecimento, informo que o portal da CGU que traz informações sobre a destinação dos dinheiros do orçamento do Executivo federal tem o nome de "Portal da Transparência", e não "Transparência Brasil". Esta última é uma ONG.

Grato,

Fábio Cassimiro disse...

Meu caro, o site que me refiro é o "Portal da Transparência" e gostaria ainda de saber o porque vcs ou a CGU enviam as duvidas e denúncias para as prefeituras e não às investigam.

Anônimo disse...

Prezado: Acho que li "Transparência Brasil". Desculpe pela confusão. Quanto a nós, não recebemos nem fazemos denúncias.