O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades criou um site para divulgação e fiscalização das obras e remessas de dinheiro da União para os municípios.
Cada remessa de verba para a prefeitura de uma cidade faz-se segundo um convenio entre os dois órgãos, o governo federal entra com o dinheiro e a prefeitura se responsabiliza em investi-lo conforme o acordo.
No site Transparência, aparece ao lado de cada convênio uma caixa para correspondência direta com a CGU (Controladoria Geral da União), ou assim deveria ser:
Recebi ontem um e-mail de um amigo dizendo que encontrou irregularidades numa destinação de verbas para ampliação de centros esportivos em Sorocaba, ele enviou uma mensagem à CGU pelo site Transparência e, qual foi sua surpresa quando a Prefeitura Municipal de Sorocaba respondeu o seu questionamento – a CGU simplesmente retransmite reclamações e dúvidas a prefeitura para que ela averigúe e responda.
Ele enviou de novo uma mensagem questionando a atuação do CGU e quem respondeu novamente foi o jurídico da prefeitura.
3 comentários:
Prezado:
Apenas para esclarecimento, informo que o portal da CGU que traz informações sobre a destinação dos dinheiros do orçamento do Executivo federal tem o nome de "Portal da Transparência", e não "Transparência Brasil". Esta última é uma ONG.
Grato,
Meu caro, o site que me refiro é o "Portal da Transparência" e gostaria ainda de saber o porque vcs ou a CGU enviam as duvidas e denúncias para as prefeituras e não às investigam.
Prezado: Acho que li "Transparência Brasil". Desculpe pela confusão. Quanto a nós, não recebemos nem fazemos denúncias.
Postar um comentário