17 janeiro, 2008

A ideologia, o pragmatismo e o Psol.

Segundo meu Dicionário Compacto de Língua Portuguesa, a palavra ideologia se refere ao conjunto de convicções acerca de uma doutrina.
Ainda no mesmo dicionário, busquei a definição de pragmatismo; transcrevo na íntegra: "Doutrina de Charles de Sanders Peirce, filósofo americano (1839/1914), cuja tese fundamental é que a idéia que temos de um objeto qualquer nada mais é senão a soma das idéias de todos os efeitos imagináveis atribuídos por nós a esse objeto, que possam ter um efeito prático qualquer; consideração das coisas de um ponto de vista prático".
O PT foi muito criticado por companheiros que hoje habitam o Psol, argumentando que o partido vinha adquirindo posturas excessivamente pragmáticas, sob determinados assuntos polêmicos, lançando mão, inclusive, de convicções ideológicas.
Quando do surgimento do Psol, alguns petistas entendiam que estes companheiros se utilizavam de discurso ideológico para justificar a ação pragmática de fundar um novo partido e se consagrarem como bastiões da moralidade da esquerda brasileira.
Não nos esqueçamos que o nascimento do Psol se deu em profunda crise petista, com a denúncia de mensalão no governo e uma ofensiva truculenta, desleal e perversa da direita brasileira. Posteriormente, o Presidente Lula se reelegeu, o PT elegeu elevado número de governadores e saiu fortalecido, tendo sua primeira derrota política recentemente, com a derrubada da CPMF.
Pois bem, assistindo ao telejornal da TV Tem, observei que o Prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, do PSDB, apresentou projeto à Câmara para desapropriação do prédio onde funciona o Hospital da Unimed, a fim de que se transformasse em Hospital Público.
Chávez e Morales, tempos atrás, também estatizaram algumas estruturas. Sofreram críticas duras da direita brasileira e mundial. Apenas o PT e os demais partidos de esquerda o defenderam.
Em Jundiaí, a proposta foi aceita por 14 (inclusive os do PT) dos 15 vereadores, tendo uma abstenção.
Vale ressaltar que o instituto da abstenção é um instrumento legítimo na democracia, e conhecido como "voto do meio".
Assustei-me quando soube que a abstenção surgiu de um vereador do Psol: Claudio Miranda.
Dizia ele que a medida tinha cunho eleitoreiro e que não podia tolerar.
Mais adiante, a notícia dizia que Claudio Miranda era médico e cotista da Unimed...
Foi coerente, o nobre vereador, com o programa ideológico psolista?
Foi pragmático o nobre vereador, ao se abster e não ficar mal com os demais cooperados da Unimed, bem como seus funcionáros (possíveis eleitores)?
O Psol irá punir com vigor a miséria ideológica que afligiu o nobre vereador ou será "levemente" pragmático e nem pensar sobre o assunto?

2 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo, a atuação desse pessoal é sempre pautada no oportunismo e hipocrisia, sempre votam contra os trabalhadores, já não bastava eles terem votado contra a CPMF.

O caso desse vereador do Psol em Jundiaí é gravíssimo, ele votou conforme o corporativismo médico e na defesa dos interesses de um dos maiores capitalistas da saúde. Lamentável.

Anônimo disse...

Fiz um comentário mas o blogger disse que iria passar por aprovação, até agora não saiu. Por que não tiram esse lance de aprovação?