17 abril, 2008

O Bonde da História

Idos de 1992, um metalúrgico, torneiro mecânico, era candidato a prefeito pelo PT, em Sorocaba. Foi, pois nenhum dos "medalhões" gostaria de ser. Consideravam a batalha perdida. Inexplicavelmente, fomos para o segundo turno. Era a militância fazendo a diferença. Sem estrutura, sem experiência, mas inundada de romantismo. Era a campanha Hamilton Prefeito/1992.

Na apuração dos votos, indícios de fraudes. Há quem diga que vencemos àquela eleição. Cédula de papel. O PT com fiscais voluntários, não conseguia acompanhar todas às apurações simultaneamente. Comentavam que era muito fácil preencher o voto em branco.

Em 1994, Hamilton, o metalúrgico que foi porque ninguém queria ser, tornou-se deputado estadual.

O governo municipal naquele período foi extremamente mal avaliado. A nossa chance era 1996! Mas avaliamos mal e não lançamos o Hamilton. A companheira Iara desempenhou um bom papel, mas a história era outra. O PSDB já era um partido bastante atrelado à elite local. FHC começava a se despontar. A cidade se inclinava à direita. Saímos derrotados. E de lá para cá, o PT nunca repetiu o candidato a prefeito duas eleições seguidas. Outro grande erro.

Durante o primeiro governo tucano, bem avaliado; o PT errou nas críticas e proposições. A cidade gostava do "prefeito-patrão". Aquele que humilha os funcionários, ao estilo "quem manda sou eu", mas mostra resultado. Por outro lado, criticávamos às inúmeras benfeitorias relacionadas à estética da cidade. Reclamávamos sem perceber que a cidade aprovava aquela maneira de governar.
Neste cenário, perdemos as eleições de 2000. Com o metalúrgico que foi por que ninguém queria ser. De novo.

Pois em 2002, Hamilton foi eleito o deputado estadual mais bem votado da história, e o nosso Presidente metalúrgico, também. Comprovando que Sorocaba gosta do PT, gosta do Lula e gosta do Hamilton!

Em 2004, saímos com Gabriel Bitencourt. O PSDB consolidado em nossa cidade. O sorocabano ainda aprovava o modelo "gerentão" de governar. Não aceitava como prático, atitudes republicanas e modelos participativos de administração. O Governo Lula iniciava o contraponto ideológico, através do Governo Federal, que nós sorocabanos e petistas precisávamos.
Esta campanha foi tumultuada, as disputas internas petistas se sobrepuseram ao projeto maior. Tempos depois, o companheiro Gabriel Bitencourt se despede do PT e escolhe o PCdoB como seu novo lar. Um erro gravíssimo! As pesquisas atuais comprovam.

A partir de 2004, o PSDB percebeu avidamente que o modelo "ditadura tucana ou barbárie" não funcionava mais. Quiseram dar uma "democratizada" no governo. Mas como? Oito anos com a sensação de que eram donos do Paço e da cidade. Repartir o poder com o povo? Isto não faz parte da cartilha tucana. Quiseram, todavia, adaptar o modo petista de governar. No lugar do tão necessário Orçamento Participativo, lançaram o Prefeito no Bairro. Criaram, também, o Conselho Municipal do Jovem, contudo, o método de composição era estabelecido por sorteio e indicações. As entidades ligadas à juventude competiam em igualdade de condições com um jovem que nunca teve nenhum acúmulo ou trabalho na questão.

Como haviam aprendido, por mais de uma década, que democracia era apenas disputar eleição, perderam-se totalmente. Além disso, o primeiro dono tucano da cidade reclamou novamente seu trono. E passou a criar problemas.

É aí que entra o tão aclamado Bonde da História.

O Governo Lula intensificou o republicanismo, trouxe a cidadania e o ser humano para o centro da discussão nacional. Convenceu que este modelo é o ideal. Lula foi reeleito e, atualmente, tem grande índice de aprovação em nossa cidade.

O PSDB está perdido na disputa de quem é o dono da cidade. O cidadão, por sua vez, notou que a disputa está baseada no poder a todo custo. O desgaste é tão grande que todos entendem como inevitável o segundo turno.

A oposição, por seu turno, está unificada para derrotar os tucanos. E o candidato com reais chances é o metalúrgico, torneiro mecânico, que 16 anos depois, é o candidato com menor rejeição no eleitorado.
As pesquisas o colocam em terceiro lugar, próximo ao segundo, que possui a maior rejeição.

Há uma diferença: agora ele quer ser o Prefeito de Sorocaba!
E tem outra: todo o PT também quer!

A vitória de Hamilton Pereira será um marco histórico na cidade de Sorocaba. Um homem do povo, governando para o povo. Os conservadores sorocabanos não desejam alguém com o mesmo perfil de nosso Presidente. É tarefa de toda a militância defender nosso Governo Federal e a candidatura do Hamilton.

É a vez da nossa voz!

E a direita sabe disso. Mais uma vez, o PT enfrentará à elite sorocabana, seus recursos e manipulações, entretanto, teremos o Governo Lula do nosso lado. Poderemos comprovar que o PT sabe governar, sim senhor!

Companheiros e companheiras, olha o bonde passando aí!
Vamos embarcar?

Um comentário:

Anônimo disse...

"Modo petista de governar"???

"O centro da discussão nacional"???