28 abril, 2008

Ubuntu Hardy Heron


A Canonical anunciou na última quinta-feira, dia 24/04/08, o lançamento do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron). Esse release é uma versão com longo tempo de suporte. Está planejado 3 anos de suporte na versão desktop e 5 na de servidor, onde atualizações de segurança serão disponibilizadas conforme forem surgindo.

Indo um pouco além, o Ubuntu desta vez vem com o Firefox 3 (beta 5), que está muito melhor do que o Firefox 2 (apesar de ter ainda seus problemas). Pretendem trazer uma melhor experiência com a web para seus milhões de usuários.

As novas versões dos programas também animam, tornando-o mais amigável e interessante do que a versão anterior. O gerenciamento de imagens com o F-Spot foi melhorado, principalmente na detecção de câmeras. O upload, gerenciamento, impressão e compartilhamento de fotos ficou mais fácil.

Os usuários podem também plugá-lo num PSP, compartilhar as playlists com amigos, comprar música on line da loja Magnatune, disponibilizar áudio via stream e conectá-lo a mais dispositivos do que antes (com UpnP).

O novo player de vídeo padrão permite, entre outras coisas, a pesquisa de vídeos no YouTube e outros recursos na web, além do compartilhamento de vídeo.

Há várias outras melhorias que trazem uma melhor produtividade, além de vir os efeitos visuais ativos (Compiz Fusion) quando rodado em hardware compatível.

fonte: Guia do Hardware

* * * * * * *

Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa "Humanidade para com os outros".

Eu não perdi tempo e instalei o Ubuntu 8.04 no trabalho. A instalação me pareceu bastante fácil e rápida. A versão anterior me parecia um pouco lenta demais para instalar.

O funcionamento também não apresenta qualquer problema. Por enquanto.

E a luta pelo software livre continua.


* * * * * * *

Download do Ubuntu:

http://www.ubuntu.com/getubuntu

Nenhum comentário: