21 maio, 2008

Campanha publicitária da vodka Absolut recupera antigo território mexicano

Um anúncio publicitário da Vodka sueca Absolut causou polêmica nos Estados Unidos, ao lembrar em um mapa que a Califórnia, Texas e vários outros estados americanos foram tomados dos mexicanos no século XIX. O outdoor foi publicado apenas nas ruas de cidades mexicanas, como parte de uma campanha que mostra a versão “ideal” das coisas, sob o slogan “Um mundo Absolut”. Mas através da imprensa os americanos souberam, e se irritaram, com o anúncio.

A guerra entre os dois países começou com a revolta dos mexicanos com a anexação do Texas em 1864 e terminou com o exército americano invadindo a Cidade do México em 1866. Os mexicanos cederam então metade do seu território: até então, onde hoje estão Utah, Nevada, Colorado, Novo México e Wyoming também faziam parte do México. O governo mexicano tinha pouca administração e populaçao nessa região, que era habitada por povos indígenas que sofriam com a expansão dos colonos para o "velho oeste".

Uma campanha de e-mail chamando pelo boicote da bebida fez com que a empresa produtora da Absolut, a sueca Vin&Spirit, tirasse a campanha das ruas mexicanas. Segundo a porta-voz da empresa o anúncio não pretendia “de forma alguma” ofender, defender a revisão de fronteiras, estimular o sentimento anti-americano ou tocar no delicado tema da imigração e das fortificações na atual divisa dos dois países. A empresa pediu desculpas e retirou a propaganda, mas é claro que os publicitários que pensaram a campanha sabiam dos profundos ressentimentos históricos que envolvem o tema. Aliás, foi isso mesmo que usaram para vender bebidas alcoólicas.
Hoje, há uma grande população mexicana vivendo como imigrante, muitas vezes ilegal, no território que um dia já foi do seu país. Alguns mexicanos chamam a imigração e influência cultural hispânica na Califórnia de “reconquista”.
Fonte: História Viva

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, entro muito pouco mas sempre me surpreendo.