12 junho, 2008

Carta de Amary à "População"

Carta à População:

Sorocaba é uma das cidades paulistas responsáveis pelo crescimento do PSDB. São quase doze anos que o nosso partido governa o município. Temos dois deputados federais e um estadual, além dos nossos vereadores e milhares de militantes.

Tive a honra de ser prefeito de Sorocaba por duas vezes, sendo a segunda eleito já no primeiro turno. Mais gratificante ainda ver o reconhecimento dos nossos esforços através da eleição do meu sucessor. Foi uma campanha difícil. Muito difícil. Meu candidato era Luiz Leite, brilhante secretário em duas administrações e um dos responsáveis pelos grandes avanços de nossa cidade. Mas foi cassado. De forma torpe, vítima da sanha dos nossos adversários.

Entreguei-me a campanha ainda com mais afinco, pois sabia que havia resistências ao novo nome em diversos setores da população. Fui para a televisão inúmeras vezes, pedi aos que resistiam que se queriam votar em mim, meu nome naquela eleição era o do atual prefeito.

Não ganhamos no primeiro turno, infelizmente, porque o meu candidato, no debate da TV Tem, não conseguiu conter seu descontrole diante das graves acusações, feitas pelo nosso principal adversário. No segundo turno a nossa vitória foi esmagadora, apesar de termos contra nós quase todos os ex-prefeitos de Sorocaba.

Pouco tempo depois de assumir, inexplicavelmente, o atual prefeito foi mudando o comportamento. Os que tanto se empenharam pela sua eleição, passou a perseguir. Trocou-os por adversários, que passaram a ser os mentores da atual administração. Pessoalmente nunca fui chamado para discutir política ou o rumo de nossa cidade.

Para atender aos adversários de ontem, o atual prefeito deu as cabeças de secretários e tantos outros assessores que trabalharam para o crescimento de nossa cidade. Buscou apoio de quem fez contra ele as mais sérias acusações, desestabilizou-o emocionalmente, jogou lama na sua família.

Não posso pactuar de uma política realizada a qualquer preço, que privilegia grupos, incoerente com os princípios éticos que sempre defendi.

Sou do PSDB. Sou vice-líder do partido, membro titular e coordenador do PSDB na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Vocacional dos Municípios e presidente do Instituto Teotônio Vilela, de São Paulo. Deputado federal e duas vezes prefeito e deputado estadual. Sou tucano.

Sorocaba é a razão da minha luta. Esta é a minha terra, o meu povo, o meu chão. O motivo pelo qual entrei na política.

Não serei mais candidato a prefeito. Abro mão da minha candidatura para não expor à perseguição todos aqueles que ajudaram a construir a Sorocaba de hoje. Quero que esta minha atitude seja compreendida, principalmente pelo povo, que me conhece e sabe que jamais tomaria essa decisão se não fosse absolutamente necessária.

Sinto-me indignado com a ingratidão de todos aqueles que um dia acreditei. Os mesmos que se desviaram do caminho que juntos trilhamos.

Deixo de ser candidato a prefeito, mas não abandono a luta por meu partido, minha terra e minha gente. A lealdade será sempre minha bandeira. Somo a essas razões a solicitação dos prefeitos da região e, em especial, o apelo do governador José Serra.

Sorocaba não merece o que estão fazendo com ela. A traição e a deslealdade não fazem parte das tradições da nossa terra e da nossa gente.

Renato Amary, "O Coiso", pedindo pra sair

Nenhum comentário: