02 junho, 2008

A Última instância

A última postagem do Daniel me inspirou a escrever sobre algo que eu aprendi na última aula de “Teoria da História” na faculdade, o curso do professor Jorge Grespan discute Hegel e Marx.

Uma das coisas que muito me atraem nas explicações desse professor são as peculiaridades que ele trás a respeito da vida dos filósofos...

Como por exemplo, o fato de, apesar de sabermos que foi Engels quem editou grande parte de “O Capital” após a morte de Marx, este tinha uma letra tão horrível que nem o próprio companheiro conseguia decifrar seus garranchos, o trabalho dependeu em maior parte da paciência da viúva de Marx.

Mas o que a postagem anterior me feaz lembrar foi o nome do bar onde Marx e os jovens Hegelianos (Fueuerbach, Max Stirner e Bruno Bauer) se encontravam enquanto alunos de direito da Universidade de Berlim. Nesse bar eles tomavam cerveja e discutiam política (meados do século XIX). O bar onde entornavam o caneco após a aula ficava ao lado da Faculdade de Direito e chamava-se “A última instância”.

Nome muito sugestivo para um bar frequentado pela galera do direito.

Nenhum comentário: