02 junho, 2008

Traduzindo as expressões jurídicas

1 - Princípio da iniciativa das partes - 'faz a sua, que eu faço a minha'.
2 - Princípio da insignificância - 'grande b...'.
3 - Princípio da fungibilidade - 'só tem tu, vai tu mesmo' (parte da doutrina e da jurisprudência entende como sendo 'quem não tem cão caça com gato').
4 - Sucumbência - 'a casa caiu!!!'
5 - Legítima defesa - 'folgou, levou'.
6 - Legitima defesa de terceiro - 'folgou com o mano leva na oreia'.
7 - Legítima defesa putativa - 'foi mal'.
8 - Oposição - 'sai quicando que o barato é meu'.
9 - Nomeação à autoria - 'vou cagoetar todo mundo'.
10 - Chamamento ao processo - 'o maluco ali também deve'.
11 - Assistência - 'então brother, é nóis.'
12 - Direito de apelar em liberdade - 'fui!' (parte da doutrina entende como 'só se for agora').
13 - Princípio do contraditório - 'agora é eu'.
14 - Revelia, preclusão, perempção, prescrição e decadência - 'camarão que dorme a onda leva'.
15 - Honorários advocatícios - 'cada um com os seus problemas'.
16 - Co-autoria, e litisconsórcio passivo - 'passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro' ou 'passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo', e se preferir 'quem refresca c... de pato é lagoa'
17 - Reconvenção - ''cê é louco, mano, a culpa é sua'.
18 - Comoriência - 'um pipoco pra dois' ou 'dois coelhos com uma paulada só'.
19 - Preparo - 'então..., deixa uma merrequinha aí.'
20 - Deserção - 'deixa quieto'.
22 - Recurso adesivo - 'eu vou no vácuo'.
23 - Sigilo profissional - 'na miúda, só entre a gente'.
24 - Estelionato - 'malandro é malandro, e mané é mané'.
25 - Falso testemunho - 'fala sério...'.
26 - Reincidência - 'p... meu, de novo?'.
27 - Investigação de paternidade - 'toma que o filho é teu'.
28 - Execução de alimentos - 'quem não chora, não mama'.
29 - Res nullius - 'achado não é roubado'.
30 - De cujus - 'presunto'.
31 - Despejo coercitivo - 'sai fincado'.
32 - Usucapião - 'ta dominado, tá tudo dominado'.
33 - Embriaguez voluntária - 'num güenta? bebe leite'.

Nenhum comentário: