22 junho, 2008

Um engove antes, outro depois

O Partido dos Trabalhadores oficializou no sábado (21) a candidatura do deputado estadual Hamilton Pereira para disputa da Prefeitura, nas eleições de outubro. Na convenção do partido, realizada pela manhã, foi anunciada a coligação com mais cinco partidos: PP, PR, PRB, PSB e PDT, todos aliados do governo Lula.

É uma aliança com adversários históricos do PT em Sorocaba, figuras como Chaves Neto, do PSB; Cláudio do Sorocaba I, do PR; Moacir Luís, do PPS; João de Andrade, do PP; entre outros.

Outros aliados, do mesmo naipe (ou pior), poderão vir.

Dizem que para engolir uma política de alianças tão ampla, a direção do PT teria distribuído engove ao militantes: um antes, outro depois da convenção. Para evitar azia.

Azia: sensação de queimação no esôfago. A dor geralmente eleva-se até o peito e pode irradiar até o pescoço e garganta. A sensação de queimação é causada pela exposição do esôfago ao conteúdo ácido do estômago.

A aliança, embora digerida com dificuldade por muitos, coloca o PT no jogo. Terá um tempo considerável de TV - tempo talvez maior que o do PSDB -, e terá várias chapas de candidatos a vereador fazendo campanha para o Hamilton. Uma vantagem inegável.

Claro que tudo isso terá um preço: participação no governo em caso de vitória. E, consequentemente, mais engove.

Ouvi de um cardeal petista: há um clima de otimismo que não era visto desde 1992.

De fato, o clima de otimismo era evidente. Apesar da azia.

Por outro lado, uma campanha não se vence apenas com coligações, tempo de TV, dinheiro e militância.

Falta, ainda, um programa de governo ousado, à esquerda, que seja capaz de fazer as pessoas sonharem que outra cidade é possível, e que desejem viver nessa outra cidade possível.

Nenhum comentário: