06 julho, 2008

Sobre o resgate de Ingrid Betancourt

Ingrid Betancourt, foi libertada na semana passada junto a três mercenários da CIA que atuavam na Colômbia. Seu resgate foi muito esquisito e sem conflito, não vimos nenhuma manifestação pública das FARCs ou do governo da Venezuela, apenas a versão oficial do governo colombiano e novas versões estão aparecendo aos poucos.
A Rádio "Suisse Romande" denunciou que os EUA pagaram US$ 20 milhões para libertação de INGRID BETANCOURT, contrariando a versão oficial.
Versão oficial
O governo conseguiu enganar o comandante guerrilheiro conhecido como César, convencendo-o a reunir reféns que estavam em três acampamentos distintos e embarcá-los em um helicóptero de uma desconhecida organização humanitária. Para ajudar na operação, militares teriam se infiltrado na guerrilha e foi feita uma ligação para César com alguém imitando a voz Cano.
Contraponto
"Esses relatos são tão absurdos como dizer que o Exército matou todos os líderes da guerrilha com uma única bala", afirma o colombiano Gustavo Duncan, analista político e especialista em questões de segurança. "Os guerrilheiros não teriam reunido e colocado em um helicóptero desconhecido Ingrid e os três americanos, seus reféns mais valiosos.
Não tão facilmente. Provavelmente a operação envolveu uma grande negociação e o pagamento de uma quantia - na minha opinião, não apenas com César, mas com outros alto comandantes da guerrilha.
Versões absurdas
Na minha opinião as duas versões são inverossímeis, os quatro reféns eram muito preciosos para as FARCs se descuidarem deles, a ponto de colocá-los sob a guarda de um único comandante, ou alguns comandantes corruptíveis, e aliás, 20 milhões em suborno não é muito dinheiro para quem negocia armas e atua num país onde o tráfico de drogas esta presente em todos os setores da sociedade.
É possível que tenha ocorrido uma negociação do governo colombiano com o alto-comando da guerrilha. Se nos voltarmos aos fatos das últimas semanas, minha versão pode ser plausível, há alguns dias Hugo Chavez, que pretendia ser interlocutor internacional das FARCs, mudou repentinamente o discurso e passou a criticar a guerrilha. Por quê ele fez isto? Talvez estivesse descontente com uma negociação direta entre as FARCs, o governo colombiano e, quem sabe, os EUA ou a França.

Nenhum comentário: