17 dezembro, 2008

Reunião da América Latina no Brasil desdenha EUA


O popular presidente do país anfitrião, Luiz Inácio Lula da Silva, não conseguiu evitar que os líderes presentes celebrassem a inclusão de Raúl Castro, presidente de Cuba, e usassem a ocasião para atacar os Estados Unidos e a Europa por seu papel na fomentação da crise econômica global que também atinge a região.

"Cuba está voltando para seu lugar de direito", disse Hugo Chávez, presidente da Venezuela. "Estamos completos".

Os Estados Unidos foram feitos de saco de pancadas nos três dias de conferência, que terminam nesta quarta-feira, neste paraíso turístico no Estado da Bahia. Castro não estava sozinho nos ataques ao país e ao que chamou de modelo "neo-liberalista" da crise do crédito, que afeta muitas outras economias.

"No meio de uma crise sem precedentes, nossos países estão percebendo que não são parte do problema", disse Lula. "Eles podem, e devem, ser parte da solução".

Lula fez a sua parte para tirar a atenção da Cúpula das Américas, chegando a enviar aviões da Força Aérea brasileira para garantir a presença de presidentes de países mais pobres da América Central e do Caribe. O presidente Alan Garcia do Perú e o presidente Álvaro Uribe da Colômbia foram os únicos chefes de Estado que não participaram do evento. O vice-presidente Francisco Santos da Colômbia disse que Uribe, firme aliado dos Estados Unidos, ficou em casa para lidar com os resultados de enchentes trágicas no país.

O encontro reuniu coalizões diversificadas dos países da região, inclusive a recém-formada União do Sul, ou Unasul grupo de países da América do Sul que realizou reuniões nos últimos meses que também excluíram os Estados Unidos.

"Não há dúvida de que isso seja sobre exclusão, sobre excluir os Estados Unidos", disse Peter Hakim, presidente do Inter-American Dialogue, um grupo de pesquisa política de Washington. "O Brasil está demonstrando seu enorme poder de influência".

Com a elevação da China ao posto de principal destino exportador e a visita do presidente Dmitri A. Medvedev da Rússia no mês passado para cortejar líderes da América Latina, há sinais cada vez mais frequentes de que os Estados Unidos se tornaram jogadores distantes nos assuntos da região, disse Riordan Roett, diretor do programa de estudos latino-americanos da Universidade Johns Hopkins.

"Os Estados Unidos já não são, e nunca mais serão, o maior interlocutor para os países da região", ele disse.

Um a um, os presidente saudaram a inclusão de Cuba no encontro, uma expressão que indica frustração com as tentativas americanas de excluir o país de deliberações similares, disse Michael Shifter, vice-presidente do Inter-American Dialogue.

Muitos dos líderes, inclusive Lula, pediram o fim do embargo americano a Cuba. "Este é mais um passo para garantir que Cuba ocupe seu lugar de direito com dignidade na região e no mundo", disse Bruce Golding, primeiro-ministro da Jamaica.

fonte: NYT

Nenhum comentário: