O material didático produzido e distribuído este ano pelo governo José Serra à rede pública de ensino possui erros geográficos que indignaram professores e alunos de Rio Preto. Na apostila do primeiro bimestre de geografia dos alunos da 6ª série do ensino fundamental, o Paraguai está localizado no lugar do Uruguai e vice-versa, no Mapa da América do Sul. Além disso, o Paraguai também aparece dentro da área geográfica da Bolívia. O mapa, impresso na página 8 da apostila, também impede que os alunos visualizem o Equador, um dos países sulamericanos que não fazem fronteira com o Brasil. Desta forma, a tarefa que pede a interpretação do mapa fica prejudicada, já que uma das perguntas feitas é justamente “quais são os países sulamericanos que não possuem fronteira com o Brasil?”
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que os erros na apostila de Geografia já haviam sido identificados e informados aos professores de toda rede; por isso, o material não será trocado.
?!?!?!
fonte: Conversa Afiada
2 comentários:
Incrível! Estou cada vez mais espantado com a Educação em São Paulo. Os tucanos paulistas conseguiram ser pior do que os seus congêneres de Minas.
Não sei o que é pior, se é a Secretaria de Estado da Educação de MG lançar um programa chamado CBC (Conteúdo Básico Comum) e mandar os professores se virarem, andarem às apalpadelas, ou a SEE SP mandar para os professores material de duvidosa qualidade. De qualquer modo, nosso trabalho será sempre aumentado, num ou noutro Estado.
Serra não tem qualquer compromisso com a educação. Veja-se, por exemplo, o fato dele desprezar a Filosofia e a Sociologia como disciplinas necessárias à formação do cidadão. Aliás, é notável que nos mapas da apostila conste como território brasileiro algo fora do eixo Sul-Sudeste.
Postar um comentário