14 março, 2009

No mapa do Serra há dois paraguais

Apostila de Serra tem dois Paraguais: um no Uruguai e outro na Bolívia.

O material didático produzido e distribuído este ano pelo governo José Serra à rede pública de ensino possui erros geográficos que indignaram professores e alunos de Rio Preto. Na apostila do primeiro bimestre de geografia dos alunos da 6ª série do ensino fundamental, o Paraguai está localizado no lugar do Uruguai e vice-versa, no Mapa da América do Sul. Além disso, o Paraguai também aparece dentro da área geográfica da Bolívia. O mapa, impresso na página 8 da apostila, também impede que os alunos visualizem o Equador, um dos países sulamericanos que não fazem fronteira com o Brasil. Desta forma, a tarefa que pede a interpretação do mapa fica prejudicada, já que uma das perguntas feitas é justamente “quais são os países sulamericanos que não possuem fronteira com o Brasil?”

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que os erros na apostila de Geografia já haviam sido identificados e informados aos professores de toda rede; por isso, o material não será trocado.

?!?!?!

fonte: Conversa Afiada

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrível! Estou cada vez mais espantado com a Educação em São Paulo. Os tucanos paulistas conseguiram ser pior do que os seus congêneres de Minas.
Não sei o que é pior, se é a Secretaria de Estado da Educação de MG lançar um programa chamado CBC (Conteúdo Básico Comum) e mandar os professores se virarem, andarem às apalpadelas, ou a SEE SP mandar para os professores material de duvidosa qualidade. De qualquer modo, nosso trabalho será sempre aumentado, num ou noutro Estado.

André Canevalle Rezende disse...

Serra não tem qualquer compromisso com a educação. Veja-se, por exemplo, o fato dele desprezar a Filosofia e a Sociologia como disciplinas necessárias à formação do cidadão. Aliás, é notável que nos mapas da apostila conste como território brasileiro algo fora do eixo Sul-Sudeste.