02 junho, 2009

Pesquisa confirma aprovação recorde de Lula e crescimento eleitoral de Dilma


Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (31) confirma os dados de pesquisa encomendada pelo PT à Vox Populi e mostra que o índice de aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao patamar recorde atingido em novembro do ano passado.

Segundo a pesquisa realizada entre os dias 26 e 28 de maio, 69%dos entrevistados classificam o governo como ótimo/bom. A administração é regular para 24% e ruim/péssima para 6%. Em novembro de 2008, a taxa de aprovação do governo Lula chegou a 70%, mas caiu para 65% em março deste ano.

Segundo a pesquisa, Lula voltou a nota média de 7,6 alcançada em novembro do ano passado, a maior obtida por ele desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2003.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que "a queda anterior era o efeito direto da crise". Mas que, "com a população mais confiante quanto ao desempenho do governo frente à crise, o governo recuperou o nível de aprovação".

Ainda segundo o Datafolha, 63% dos entrevistados apontam como ótima/boa a performance do governo Lula na área econômica, a melhor avaliação desde 2004. O desempenho do governo é regular, nesse quesito, para 29%dos entrevistados, sendo ruim/péssimo para 7%.

Na disputa pela Presidência da República, a pesquisa Datafolha também confirma, a exemplo da pesquisa Vox Populi/PT, que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), encurtou consideravelmente a distância nas pesquisas entre a sua pré-candidatura a presidente e a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Segundo os dados divulgados, a diferença do tucano para a petista — que estava em 30 pontos percentuais em março — e agora caiu para 22 pontos.

No principal cenário do novo levantamento sobre a sucessão presidencial de 2010, Dilma tem 16% das intenções de voto, contra 38% de Serra. Em relação à pesquisa anterior, a ministra subiu cinco pontos percentuais, enquanto o tucano paulista perdeu três. Na pesquisa Datafolha, o crescimento levou Dilma à segunda colocação, empatada tecnicamente com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% para 15%.

"Mais uma vez, a pré-candidatura de Dilma é a única que ganha pontos. Ela está em ascensão", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Segundo Paulino, as intenções de voto da ministra crescem na medida em que o eleitor vai se familiarizando com seu nome. Em março, 53% afirmavam conhecer Dilma.

2 comentários:

antonio lavareda disse...

na pesquisa cnt sensus, nas respostas espontanea dilma empata com o sanguessuga. Nesse tipo de pesquisa o recall da úlitma eleição tem menos influência.
além disso, a dilma ainda é desconhecida para 26% dos entrevistados, o que significa que ela pdoerá crescer muito mais, chegando a 30% antes do fim deste ano, o que representa a média histórica de seu partido nos últimos anos.

Anônimo disse...

ja não tem graça esta noticia, é a mesma desde 2003.