20 setembro, 2009

Une empareda o neoliberalismo

A verdade é que a MTV, como era de se esperar já que é parte do consórcio Abril, o mesmo que publica a Veja, preparou uma cilada para o novo presidente da UNE, Augusto Chagas. Ele foi entrevistado anteontem no programa comandado por Lobão.
O tema não poderia ser mais parcial: "O Pré-sal vai salvar o Brasil?". A resposa para ser dada pelos convidados era "não", cada qual com sua abordagem e o dirigente da entidade estudantil na roda, como a "prova" de que a emissora convida o contraditório.
Os convidados eram piores ainda. Além da UNE, que não poderia ser ignorada, e da Federação Única dos Petroleiros, o resto era Cleiton Serafim, da Juventude do PSDB, João Talocchi, coordenador da campanha "Clima" do Greenpeace, Marco Antonio Mroz, do Partido Verde e ainda Andrea Vialli, jornalista do Portal do Estadão que escreve sobre sustentabilidade.
Vejam bem, estava o presidente da juventude tucana e por que não um dirigente da Juventude Socialista do PDT ou a Secretária Nacional de Juventude do PT? O Greenpeace e uma jornalista que escreve sobre "sustentabilidade" davam o tom do que queria fazer a MTV: esculhambar o Pré-Sal pela ótica do que julga ser um tema caro aos jovens, o meio ambiente. E tinha que ter alguém do Estadão, o porta-voz dos interesses estrangeiros no Brasil quando da campanha O Petróleo É Nosso!
Se deram mal.
Augusto mostrou qualidade ao demonstrar o óbvio: sem Pré-Sal não terá investimento de peso para produzir, em escala de massa como deve ser e não como excentricidade de milionário em feirão de automóveis, tecnologia limpa e alternativa; sem Pré-Sal, não haverá injeção de recursos de peso, como precisa ser, para se construir programas que efetivamente protejam o meio ambiente. Além do mais, o mundo está longe de substituir o Petróleo e este em mãos certas, caso do nosso, viarará educação, ciência e tecnologia. Nas mão erradas, as das quais a Veja recebe verbas para prorrogar sua concordata, gera fome e guerra.
Terminou como sintetizou Augusto no site da UNE: "Ficou bem claro o que está em jogo: como vamos utilizar os bilhões de reais que vão para o Fundo Social. Tem dinheiro pra proteção ao meio ambiente e pra investir na diversificação da matriz energética, preocupações que apareceram na mesa".
De novo a UNE empareda os neoliberais.
Leopoldo Vieira

Nenhum comentário: