31 outubro, 2006

As forças do novo venceram

O povo brasileiro foi soberano ao reeleger Lula contra a vontade das elites e enfrentando um aparato de mídia fantástico, é claro que esperávamos uma vitória no primeiro turno, mas, temos que concordar com o presidente - a vitória no segundo turno serviu para legitimar o novo mandato - estamos com alma lavada!


O PSDB tentou dividir o país e jogar sul e sudeste contra Lula, numa comunidade do Orkut vi um tópico que desejava mostrar como os alquimistas eram pessoas mais bonitas que os lulistas, colocando ainda um link para se fazer a comparação no perfil dos eleitores. Ouvimos coisas das mais absurdas, eu mesmo, pude presenciar um médico falar que nordestino vota Lula por que não gostar de trabalhar, um outro tucano disse que Lula juntava todos os defeitos do povo ignorante, tendo usado a deficiência física para se promover.

No ano passado o presidente do PFL puxava o coro da direita dizendo que acabariam “com esta raça”, depois vimos empresários, jornalistas e deputados fazendo ataques completamente desrespeitosos, como jamais se havia visto a uma autoridade: num mesmo impulso Artur Virgílio (PSDB), ACM neto (PFL) e Heloísa Helena (Psol) acompanharam o coro da reação ameaçando dar uma surra em Lula. O metalúrgico Luiz Inácio nunca foi tratado com respeito pelos poderosos, chamado de bêbado, vagabundo e baderneiro quando sindicalista, sofreu os mais imundos ataques e conseguiu mostrar um face assustadora do Brasil – nossa elite não respeita um trabalhador nem quando ele chega ao mais alto cargo da nação, na presidência da república Lula foi chamado de ignorante, inbecil, sem vergonha e bandido.

Mas as forças da reação não conseguiram dobrar o operário, Lula está reeleito, obteve uma vitória indiscutível e conseguimos mostrar que aquela idéia de fim da luta de classes, de supressão dos conceitos de esquerda e direita, ficou para traz. O segundo turno foi altamente politizado e, polarizado em torno de dois projetos bem distintos de nação, muito mais que em 2002. Lula foi reeleito para avançar nas conquistas sociais muito além do já foi feito no primeiro mandato e espero que tenha percebido isso e espero também que “deixem o homem trabalhar”

Nenhum comentário: