21 setembro, 2007

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre." (Deng Ming-Dao)
Em meio a este calor ensurdecedor, navegava tranquilamente pela net, com meu msn ligado. De repente, surgiu um pedido de autorização, um e-mail estranho, jamais poderia imaginar quem seria.
Relembrando uma expressão muito utilizada por um professor de geografia que tive - e que também dizia que o Círculo Polar Ártico era mais gelado que cu de foca -, em minha "mininice" tive um grande amigo, aliás, o famoso melhor-amigo.
Quando o conheci, tinha 6 anos - e ele também -, jogávamos bola, destruíamos enxames de abelha, fazíamos escoteiro juntos, desabafávamos um ao outro nossas principais frustrações infantis.
Um belo dia, disse ele que ia se mudar para Ribeirão Preto, idos de 1992. Contávamos com 9 anos de idade. Fiquei enfurecido! Inconformado! Extremamente chateado! E ele também! Aqueles últimos dias, que antecederam sua mudança, foram inesquecíveis.
Por duas oportunidades, chegamos a mandar cartas um ao outro.
Mas o tempo passa e, rapidamente, perdemos contato. Tinha clareza que jamais o encontraria. Ribeirão Preto é uma cidade muito longe de Sorocaba. E éramos muito crianças. Nunca me esqueci dele, afinal de contas, era o melhor-amigo!
Pois bem, autorizo o e-mail no meu msn...
Era o Guilherme - confesso que me emocionei -, estávamos com 15 anos de conversa atrasada. A nostalgia permeou nosso diálogo; soube que sua irmã faz doutorado na Usp, seus pais estão bem e ele trabalhando e namorando; disse que quando casar, faz questão de que eu esteja lá. Disse também, que não era nenhuma surpresa saber que eu estava na política... "Só podia dar nisso!". Achei engraçado!
Em meio à conversa, ele disse algo que me fez não conter as lágrimas - algo muito raro de ocorrer, pois sou "duro na queda" - :
-Muito bom ter reencontrado meu melhor-amigo!
Sempre soube que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica construir novas e sólidas amizades. Acho que foi por esta razão que me senti muito bem em tê-lo reencontrado; apesar do tempo, tenho máxima certeza de que é meu amigão do peito! Situações como esta, fazem com que valorizemos demais nossas origens!
Gui, foi legal saber que você está bem, cara! Quando puder, venha pra cá! Será um imenso prazer recebê-lo! E sempre se lembre que você não é um simples amigo, mas o melhor de todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que lindo....fiquei emocionada com tanta sensibilidade. Aprendi no decorrer dos anos que verdadeiros amigos nunca morrem, porque a sintonia que existia sempre existirá. Passe o tempo que for a memória permanece junto ao sentimento.
Já reencontrei antigos amigos, e as conversas foram como se nunca tivéssemos nos afastado. Isso representa a verdadeira amizade.
Lindo texto !!

Anônimo disse...

Daniel, conheço você tem uns 10 anos. Diferente desta safra de políticos malditos que temos em nosso país, você sempre se manteve autêntico e sincero. Mesmo que me deixasse puto da vida. Voto PSDB, a única exceção é você!
Lendo este texto, para meu alento, percebi que você se mantem o mesmo cara.
Continue assim, véio!
Um forte abraço do seu amigo aqui!

Unknown disse...

É Daniel, pra falar a verdade é bem dificil conseguir comentar essas suas palavras!!! Se vc falar sobre politica taum bem qto fala sobre amizade pode ter certeza q Brasilia vai ser mto poko pra vc!! Eu, q sou parte dessa historia fico mto grato por tanta consideração e feliz em saber q vc ficou taum emocionado qto eu!! Powww 15 anos é uma vida, mais conversando com vc ontem me pareceu q o ano de 1992 foi semana passada!!! Tenho otimas lembranças da minha infancia ai em Sorocaba e na maioria delas vc ta presente!!! Amizade sincera de verdade acho q a gente so conquista qdo ainda somos crianças, pois crianças naum tem maldade e nem interesse em nada, e vc foi e é meu grande amigo!! E agora, depois desses 15 anos já não somos mais crianças e com esse tal de MSN parece q Sorocaba ta mais proxima de Ribeirão, entaum não tem mais motivo pra gente se afastar!! Abração ai Daniel e parabens por ser quem vc é!!