22 outubro, 2007

Fato ou opinião?

A imprensa não poderá mais plantar noticias sobre o mercado de capitais como vem fazendo constantemente em defesa do interesse de grandes grupos empresariais ligados às famílias que controlam jornais e revistas brasileiros.

A determinação do CVM (Conselho de Valores Mobiliários) diz que os jornalistas que cobrem o mercado de capitais deverão deixar claro nas matérias o que é fato e o que é mera opinião, para impedir a especulação jornalística sobre as ações.

Apesar de ser uma regulamentação necessária ao pleno funcionamento do capital financeiro a decisão abre um importante precedente em favor da livre formação de opinião contra libertinagem da opinião formada na imprensa brasileira.

Espero que isso sirva para que se possa refletir sobre o controle social da imprensa, principalmente quanto à atuação dela nos processos eleitorais e no lóbi parlamentar.

É um ótimo começo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ora, que bobagem... Não seria qualquer matéria jornalística expressão da opinião do escritor??? Pior que essa lei só exigir segundo grau pros leitores...

Anônimo disse...

Duvido da aplicabilidade desta lei, mas é necessário impedir que imprensa atue como especuladora.