17 junho, 2008

Esporte, Lazer e o modo petista de governar.

Quando observamos a maneira como o Esporte e o Lazer são tratados em nossa cidade, concluímos entristecidos, que não são prioridades do PSDB.
Dessa forma, o modelo é negligente, independente de quem o gerencie.

Há mais de uma década não são construídos novos Centros Esportivos. Os que existem, encontram-se em deplorável estado. Quanta falta faz o Centro Olímpico tão prometido! Sorocaba não possui nenhuma piscina pública. E os nossos campos de futebol?

É a visão neoliberal imposta: é a iniciativa privada – e tão somente ela - que deve contribuir para o fomento do Esporte e do Lazer. Foi assim que o PSDB deixou de contribuir com o nosso querido Esporte Clube São Bento. Amado pela imensa maioria da população e, até hoje, o maior cartão postal de nossa cidade. O mesmo raciocínio foi seguido com as equipes de representação. Os líderes de bairro, ligados ao esporte e ao lazer, também sofrem!

Ampliar os espaços de decisão.

Este é o grande mote do modo petista de governar. Transferir poder ao povo. Sempre.

Faz-se necessário, em nossa cidade, a criação do Conselho Municipal do Esporte e do Lazer. Representado por todos os segmentos: esporte de representação, de base etc.
Uma ação como esta, em parceria com o Orçamento Participativo, fará com que nossa cidade se torne pujante no Esporte e no Lazer. Não passaremos mais vexame em competições regionais.

Sugestões como o “ônibus-brincalhão”, sucesso na Prefeitura de Porto Alegre, implantado, inicialmente, pela atual Secretária Nacional de Esportes e Lazer, Rejane Penna Rodrigues, quando Secretária de Esportes da Prefeitura gaúcha, traz lazer aos cidadãos. Um ônibus adaptado, com brinquedos, livros e jogos, que vai aos bairros sempre que solicitado por associações de bairros ou outras entidades.
Ressalte-se que, no ano seguinte, a pedido da população, através do Orçamento Participativo, a Prefeitura de Porto Alegre criou mais um “ônibus-brincalhão”.

É assim que o PT pretende governar Sorocaba. Dialogando com as pessoas. Colocando o Esporte e o Lazer em sua agenda de prioridades. Opondo-se, todavia, à concepção neoliberal que contaminou a administração pública sorocabana.

2 comentários:

Fábio Cassimiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A prefeitura não quer nem saber de "ônibus-brincalhão. Sabe por quê? Porque o Lippi é um "fanfarrão".