10 junho, 2008

Os bodes afiam os cascos

O jornal Cruzeiro do Sul anunciou, na edição de hoje (10/06), que o governo federal havia investido pouco mais de um milhão de reais na em Sorocaba. Segundo a matéria, a cidade estaria entre as que menos receberam recursos do governo Lula.

A fonte de tal informação é o jornal "Folha de São Paulo", que teria feito o levantamento com base em dados do Portal Transparência.

Trata-se de uma inovação: o jornalismo google. Um jornalista preguiçoso procura uma informação na internet, joga numa planilha excel e está apto a fazer considerações "científicas" sobre a realidade brasileira.

Esse tipo de procedimento apenas comprova que o referido portal Transparência ainda é falho na centralização de dados do governo.

Se é reprovável que a Folha divulgue informações incorretas sobre o investimento federal em nossa cidade, o que dizer do Jornal Cruzeiro do Sul, jornal de Sorocaba, onde é do conhecimento até do mundo mineral que o investimento federal apenas na construção do câmpus da UFSCAR é dez vezes maior que o divulgado como sendo o "total do investimento federal em Sorocaba".

Repito: apenas a construção da UFSCAR representa mais de dez vezes o total do valor que o jornal alega ter sido investido em Sorocaba.

E mais. Em agosto do ano passado, o então diretor do SAAE, Pedro Dal Pian Flores, queixava-se do atraso do repasse de cerca de 20 milhões de reais para as obras de despoluição do rio Sorocaba.

20 milhões de reais: uma das "parcelas" do investimento federal para despoluir nosso rio.

E, para o jornal, o investimento, desde 2005, não passa de pouco mais de 1 milhão de reais.

Isso sem contar os milhares - isso mesmo, milhares - de pessoas beneficiados com o bolsa-família, com o PróUni e outros programas.

Não se trata de um "engano".

Na segunda-feira (09/06), o jornal da rádio Cruzeiro, ligado ao mesmo grupo que publica o jornal Cruzeiro do Sul, repercutiu matéria do site "Congresso em Foco" sobre o grande número de parlamentares que respondem a inquérito ou são processados perante o STF. Concluíram a matéria dizendo que "nenhum parlamentar de Sorocaba consta da lista do site Congresso em Foco".

Consta sim. O deputado Renato Amary (PSDB) responde a inquérito por crime contra a administração pública, por firmar diversos contratos sem licitação, beneficiando a empresa Pratic Service. Veja aqui.

O jornal também não repercutiu a gafe monstruosa do deputado Pannunzio, também tucano, que "derrubou" um avião para fazer política de baixo nível.

Diante disso tudo, sou levado a crer, com tristeza, que o jornal Cruzeiro do Sul se tornou o porta voz quase oficial do tucanato local.

É uma pena. 100 anos de história para acabar assim.

Um comentário:

Fábio Cassimiro disse...

Se a redação clrl-C/Clrl-v do Cruzeiro tivesse acessado o site Transparência teria visto que o governo Lula, somente em pista de caminhadas, investiu quase um milhão de reias.