09 junho, 2008

Tudo pode acontecer...


Sorocaba produz uns fenômenos jamais vistos em outras partes do nosso Brasil varonil.
Aqui, é chique ser tucano. Parece uma grife.
A maior parte da classe psdbédia (mas que se sentem ricos) sorocabana diz, de boca cheia, que vota no PSDB.
Há ainda aqueles, das classes mais psdbaixas (que acham que são psdbédias), já não em grande quantidade, que também declaram votos no PSDB, embora constrangidos, em virtude da imensa aprovação do Governo Lula nestes extratos sociais.
O interessante destes que enxergam "chiqueza" em ser tucano, especialmente na classe psdbédia - e que querem ser gentis com os petistas - é a maneira como reagem à declaração de um sujeito da classe média, como sendo petista.
Inúmeras vezes passei por esta situação. O indivíduo faz uma crítica ao PT, ao Lula, e te pergunta se concordas. Quando da inesperada e surpreendente resposta, faz uma cara de nojo, imediatamente alterada com um sorriso, acompanhada da mais manjada resposta:
- Eu sempre voto no Suplicy!
Então, a conversa prossegue... Mas este indivíduo nunca mais olhará para ti da mesma maneira. Como se tivesse sido marcado com brasa, tal qual um gado.
O fato é que, se em Bah!Caroço, surgisse a PSDB Store ou a Tucano Moda Fashion, quebraria toda a caterva de Le Fiacres e genéricas existentes.
Sorocaba consegue ter militância tucana: gente que, gratuitamente, defende e pede votos ao PSDB. Dá pra acreditar?!?!
Mas já foi pior! O Governo Lula reverteu boa parte deste pensamento hegemônico. Ainda não o bastante, entretanto, há como sobreviver. Assistimos, com pipoca na mão, a disputa no ninho tucano, baseada no poder pelo poder: quem tá fora, quer entrar...
Observamos secretários "caindo" em detrimento de "realinhamento político". Nem o apoio do deputado-que-derruba-avião-que-não-cai, em troca de um vice com um pé na Arena, revolta o cidadão sorocabano. Semana que vem saberemos quem será o candidato tucano.
Eu tenho esperança! Isto vai mudar! Espero que seja no próximo processo eleitoral. Com a vitória do PT.
Ademais, lamento informar que não estou num diário de bordo de minha imaginação.
Tampouco sou Lucas Silva e Silva.
Mas aqui em Sorocaba...
Ah...
Tudo pode acontecer...

4 comentários:

Anônimo disse...

verbete psdbédio ( Ornit.) ser emplumado de pernas tortas e pouco equilibrio partidario de uma classe social indefinida mas q tem os bicos mais lustrosos q todas outras classe sociais
psdbaixo - não tem o bico tão lustroso mas usa caol regularmente

Anônimo disse...

versão revisada dos verbetes hehehee

Verbetes:
psdbédio ( Ornit.) ser emplumado de pernas tortas e pouco equilíbrio partidário de uma classe social indefinida mas que tem os bicos mais lustrosos que todas outras classes sociais
psdbaixo – ave da mesma família , mas não tem o bico tão lustroso mas usa Caol regularmente

Fábio Cassimiro disse...

Daniel, a militância do JPSDB (existe mesmo), ela não defende os tucanos de graça, eles estão todos empregados na Secretaria de Cidadania... deu tanto certo que tem até pessoas da UJS (União da Juventude Socialista) de olho nas regalias de ser "tucado por um dia", o dificil é esse pessoal querer voltar a ser gente.

Fábio Cassimiro disse...

ops... não querer voltar a ser gente