10 dezembro, 2008

2010: Serra vai provar do próprio veneno


Nas eleições municipais deste ano, a candidata do PT a prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, sofreu uma derrota anunciada. No primeiro turno, pesquisas indicavam que ele tinha algo em torno de 35% das intenções de voto. Seus adversários, Kassab, Alckmin e Maluf, eram todos do mesmo campo político: a direita. E todos tinham patamares de voto acima dos 10%, situação que provocaria o segundo turno. No segundo turno, o eleitorado da direita se somaria, como de fato ocorreu, derrotando a candidata petista.

Depois do jogo jogado, muitos analistas, ligados ao pensamento direitoso, tentaram transformar a derrota de Marta numa derrota pessoal do presidente Lula ou do PT. O que não corresponde a verdade, já que, no primeiro turno, se percebia que Marta teria poucas chances quando as candidaturas de direita se unificassem.

Quem gostou da situação foi o governador José Serra, que foi apontado como vitorioso na situação.

Como o mundo gira, em 2010 ele vai provar do próprio veneno.

Segundo pesquisa divulgada pelo datafolha, no dia 08/12, Serra lidera as pesquisas de intenção de votos com 41% (antes tinha 38%). O deputado federal Ciro Gomes, que tinha 20%, caiu para 15%, ficando bastante próximo de Heloísa Helena, quem tem 14%. A ministra Dilma Roussef, que tinha apenas 3%, subiu para 8% e deve subir ainda mais, a medida que sua imagem for vinculada a do presidente.

Embora a direita comemore os resultados da pesquisa, dando como certa a vitória de Serra, na verdade o que qualquer criança pode perceber, ao observar os números acima, é que o tucano enfrentará um segundo turno no qual será derrotado.

Os três candidatos com boa densidade eleitoral - Dilma, Ciro e HH -, são do campo da esquerda, e seus eleitores, num provável segundo turno, tendem a convergir para o mesmo nome.

E então, o imperador do Morumbi "sifu".

Nenhum comentário: